Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114940
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8679
    "inscrito_id" => 19555
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Novo Ensino Médio – NEM, têm promovido inúmeras transformações na educação, gerando desafios e necessidade de inovação no contexto escolar e nos cursos de Licenciatura. As novas demandas, competências, habilidades e itinerários formativos educacionais apontam na direção de um ensino que precisa estar dirigido para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e capacidade de reflexão crítica do aluno. Para tanto, é necessário utilizar novos conhecimentos e metodologias que reconheçam a importância dos saberes prévios dos alunos e possam levar a uma aprendizagem significativa dos diferentes conteúdos vivenciados em sala de aula, entre eles a botânica. Na educação básica, o ensino de botânica ocorre muitas vezes fora do contexto escolar e de vida do aluno, dificultando a compreensão dos discentes e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Como forma de contribuir para a melhoria do ensino de botânica na educação básica, o projeto PROLICEN intitulado “Botânica na escola”, vem desde 2015 procurando entender quais as maiores dificuldades que os estudantes têm com relação aos conteúdos de botânica. Trabalhando com turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, no ano de 2024, foram aplicados questionários e feitas intervenções, em sala de aula e laboratório. Os resultados obtidos até o momento revelam que a quantidade de alunos os quais não apreciam a botânica é superior aos que gostam. Outrossim, durante o desenvolvimento do projeto, foi notória a dificuldade dos alunos relacionado à este conteúdo, por causa das nomenclaturas, entretanto, observou-se interesse significativo quando o conteúdo foi apresentado no formato de aulas interativas, com uso de plantas e exemplos do cotidiano, aproximando o tema da realidade do aluno. Ademais, os alunos ressaltam que o ensino de botânica se tornaria mais interessante com o uso de laboratório e aulas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19555_TB8679_28102024224012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDIELLY"
    "autor_email" => "jardiellysousaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114940
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8679
    "inscrito_id" => 19555
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Novo Ensino Médio – NEM, têm promovido inúmeras transformações na educação, gerando desafios e necessidade de inovação no contexto escolar e nos cursos de Licenciatura. As novas demandas, competências, habilidades e itinerários formativos educacionais apontam na direção de um ensino que precisa estar dirigido para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e capacidade de reflexão crítica do aluno. Para tanto, é necessário utilizar novos conhecimentos e metodologias que reconheçam a importância dos saberes prévios dos alunos e possam levar a uma aprendizagem significativa dos diferentes conteúdos vivenciados em sala de aula, entre eles a botânica. Na educação básica, o ensino de botânica ocorre muitas vezes fora do contexto escolar e de vida do aluno, dificultando a compreensão dos discentes e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Como forma de contribuir para a melhoria do ensino de botânica na educação básica, o projeto PROLICEN intitulado “Botânica na escola”, vem desde 2015 procurando entender quais as maiores dificuldades que os estudantes têm com relação aos conteúdos de botânica. Trabalhando com turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, no ano de 2024, foram aplicados questionários e feitas intervenções, em sala de aula e laboratório. Os resultados obtidos até o momento revelam que a quantidade de alunos os quais não apreciam a botânica é superior aos que gostam. Outrossim, durante o desenvolvimento do projeto, foi notória a dificuldade dos alunos relacionado à este conteúdo, por causa das nomenclaturas, entretanto, observou-se interesse significativo quando o conteúdo foi apresentado no formato de aulas interativas, com uso de plantas e exemplos do cotidiano, aproximando o tema da realidade do aluno. Ademais, os alunos ressaltam que o ensino de botânica se tornaria mais interessante com o uso de laboratório e aulas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19555_TB8679_28102024224012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDIELLY SOUSA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JARDIELLY"
    "autor_email" => "jardiellysousaufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos anos, documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Novo Ensino Médio – NEM, têm promovido inúmeras transformações na educação, gerando desafios e necessidade de inovação no contexto escolar e nos cursos de Licenciatura. As novas demandas, competências, habilidades e itinerários formativos educacionais apontam na direção de um ensino que precisa estar dirigido para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e capacidade de reflexão crítica do aluno. Para tanto, é necessário utilizar novos conhecimentos e metodologias que reconheçam a importância dos saberes prévios dos alunos e possam levar a uma aprendizagem significativa dos diferentes conteúdos vivenciados em sala de aula, entre eles a botânica. Na educação básica, o ensino de botânica ocorre muitas vezes fora do contexto escolar e de vida do aluno, dificultando a compreensão dos discentes e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Como forma de contribuir para a melhoria do ensino de botânica na educação básica, o projeto PROLICEN intitulado “Botânica na escola”, vem desde 2015 procurando entender quais as maiores dificuldades que os estudantes têm com relação aos conteúdos de botânica. Trabalhando com turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, no ano de 2024, foram aplicados questionários e feitas intervenções, em sala de aula e laboratório. Os resultados obtidos até o momento revelam que a quantidade de alunos os quais não apreciam a botânica é superior aos que gostam. Outrossim, durante o desenvolvimento do projeto, foi notória a dificuldade dos alunos relacionado à este conteúdo, por causa das nomenclaturas, entretanto, observou-se interesse significativo quando o conteúdo foi apresentado no formato de aulas interativas, com uso de plantas e exemplos do cotidiano, aproximando o tema da realidade do aluno. Ademais, os alunos ressaltam que o ensino de botânica se tornaria mais interessante com o uso de laboratório e aulas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.