Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA INTERLIGADA A BIOLOGIA ENVOLVENDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA AO LONGO DO TEMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114874
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8562
    "inscrito_id" => 17801
    "titulo" => "A MATEMÁTICA INTERLIGADA A BIOLOGIA ENVOLVENDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA AO LONGO DO TEMPO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é capaz de possibilitar o enriquecimento da visão de mundo dos educandos em todas as etapas de ensino da educação. Este trabalho possui abordagem qualitativa e traz a análise dos conhecimentos correlacionados de matemática e biologia em uma situação prática aplicada em uma oficina com alunos do módulo I do curso de Ciências Biológicas em parceria com o professor da disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar com o acompanhamento do crescimento de uma planta durante um determinado período de tempo. Temos como objetivo investigar a relação das áreas Biologia e Matemática tendo em vista que estas estão intimamente relacionadas, contribuindo uma para a outra por meio de modelos matemáticos que podem fornecer instrumentos de explicações para alguns processos biológicos observados. Para tanto, buscou-se habilitar os alunos a reunir, organizar e interpretar dados quantitativos relacionados ao crescimento de plantas, além de incentivar a integração dos conceitos de biologia e matemática, mostrando como as ferramentas matemáticas podem aprimorar a compreensão desses dados. Realizou-se, assim, o cultivo de semestres de feijão durante uma semana onde os alunos ficaram responsáveis por acompanhar o seu crescimento, com as informações coletadas organizar em um plano cartesiano pontos que relacionasse comprimento da planta e tempo de plantio, além da análise de relatos dos alunos de como como foi o acompanhamento do crescimento ao longo dos dias. Diante disso, verificou-se que os alunos conseguiram relacionar essas duas áreas e por conseguinte a conclusão que a interdisciplinaridade é de fundamental importância para os estudantes perceberem que a obtenção dos mais variados conceitos matemáticos são indispensáveis para a significativa formação na área de ciências biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17801_TB8562_27102024175329.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA BEZERRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "byankanascimento94@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114874
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8562
    "inscrito_id" => 17801
    "titulo" => "A MATEMÁTICA INTERLIGADA A BIOLOGIA ENVOLVENDO O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA AO LONGO DO TEMPO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade é capaz de possibilitar o enriquecimento da visão de mundo dos educandos em todas as etapas de ensino da educação. Este trabalho possui abordagem qualitativa e traz a análise dos conhecimentos correlacionados de matemática e biologia em uma situação prática aplicada em uma oficina com alunos do módulo I do curso de Ciências Biológicas em parceria com o professor da disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar com o acompanhamento do crescimento de uma planta durante um determinado período de tempo. Temos como objetivo investigar a relação das áreas Biologia e Matemática tendo em vista que estas estão intimamente relacionadas, contribuindo uma para a outra por meio de modelos matemáticos que podem fornecer instrumentos de explicações para alguns processos biológicos observados. Para tanto, buscou-se habilitar os alunos a reunir, organizar e interpretar dados quantitativos relacionados ao crescimento de plantas, além de incentivar a integração dos conceitos de biologia e matemática, mostrando como as ferramentas matemáticas podem aprimorar a compreensão desses dados. Realizou-se, assim, o cultivo de semestres de feijão durante uma semana onde os alunos ficaram responsáveis por acompanhar o seu crescimento, com as informações coletadas organizar em um plano cartesiano pontos que relacionasse comprimento da planta e tempo de plantio, além da análise de relatos dos alunos de como como foi o acompanhamento do crescimento ao longo dos dias. Diante disso, verificou-se que os alunos conseguiram relacionar essas duas áreas e por conseguinte a conclusão que a interdisciplinaridade é de fundamental importância para os estudantes perceberem que a obtenção dos mais variados conceitos matemáticos são indispensáveis para a significativa formação na área de ciências biológicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17801_TB8562_27102024175329.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA BEZERRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "byankanascimento94@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A interdisciplinaridade é capaz de possibilitar o enriquecimento da visão de mundo dos educandos em todas as etapas de ensino da educação. Este trabalho possui abordagem qualitativa e traz a análise dos conhecimentos correlacionados de matemática e biologia em uma situação prática aplicada em uma oficina com alunos do módulo I do curso de Ciências Biológicas em parceria com o professor da disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar com o acompanhamento do crescimento de uma planta durante um determinado período de tempo. Temos como objetivo investigar a relação das áreas Biologia e Matemática tendo em vista que estas estão intimamente relacionadas, contribuindo uma para a outra por meio de modelos matemáticos que podem fornecer instrumentos de explicações para alguns processos biológicos observados. Para tanto, buscou-se habilitar os alunos a reunir, organizar e interpretar dados quantitativos relacionados ao crescimento de plantas, além de incentivar a integração dos conceitos de biologia e matemática, mostrando como as ferramentas matemáticas podem aprimorar a compreensão desses dados. Realizou-se, assim, o cultivo de semestres de feijão durante uma semana onde os alunos ficaram responsáveis por acompanhar o seu crescimento, com as informações coletadas organizar em um plano cartesiano pontos que relacionasse comprimento da planta e tempo de plantio, além da análise de relatos dos alunos de como como foi o acompanhamento do crescimento ao longo dos dias. Diante disso, verificou-se que os alunos conseguiram relacionar essas duas áreas e por conseguinte a conclusão que a interdisciplinaridade é de fundamental importância para os estudantes perceberem que a obtenção dos mais variados conceitos matemáticos são indispensáveis para a significativa formação na área de ciências biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.