Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLAR (FORDIR): POTENCIALIZANDO A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) desenvolveu um programa de formação da gestão escolar, visando destacar as competências necessárias para assumir o papel de liderança na instituição educacional, lidar com os desafios enfrentados e apresentar iniciativas para aprimorar o processo do trabalho pedagógico. A formação é parte da política de valorização dos profissionais da educação, com o objetivo de melhorar o acesso, a permanência, a inclusão e a qualidade do ensino. A gestão escolar abrange diversas dimensões, como elaboração do projeto político-pedagógico, gestão de recursos humanos, financeira, infraestrutura, relacionamento com a comunidade e incorporação de tecnologia. O curso de Formação Inicial para Diretores Escolares, intitulado e abreviado de Fordir, é realizado de forma semipresencial e visa desenvolver competências em liderança, gestão pedagógica e financeira, entre outras áreas. O curso adota o princípio da gestão democrático-participativa, valorizando a formação teórica e a reflexão sobre as práticas profissionais. Promovido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e pela Gerência e Gestão Escolar da Sedu, o programa foi implementado em 2019 e já capacitou mais de 1500 profissionais, tendo uma média de 300 formados a cada ano nos últimos 5 anos, incluindo diretores recém-nomeados, professores e pedagogos interessados na função. A formação com carga horária de 80 horas é realizada em ambiente virtual, complementada com oficinas presenciais, integrando teoria e prática. Durante o curso, os participantes desenvolvem produtos relacionados à gestão escolar, como diagnóstico da escola, plano de ação e plano de gestão. Podemos afirmar que a Fordir tem qualificado os profissionais para uma gestão eficiente, com foco nos aspectos pedagógicos que influenciam a aprendizagem dos estudantes, além de fortalecer a gestão democrático-participativa nas escolas e aprimorar a qualidade da educação no estado do Espírito Santo.

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