Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112922
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5746
    "inscrito_id" => 5835
    "titulo" => "PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "resumo" => "O presente resumo insere sobre os desafios da educação inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE no município de Sobral – CE, a profissional que contribuiu para o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica foi a professora que atua há quatorze anos na educação em geral e atualmente é profissional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, sendo uma instituição filantrópica que promove o atendimento multifuncional para deficientes. Outra questão que convém a ressaltar são os desafios que a educação inclusiva enfrenta no cenário atual com a falta de recursos, formação de profissionais para lidar com essa demanda, o apoio da escola e outros pontos que são abordados no decorrer desta pesquisa. Um incremento importante no desenvolvimento do referencial teórico deste trabalho acerca dos estudos de artigos como Montoan (2003), trazendo acerca da reflexão dos desafios que apresenta na educação inclusiva, Cruz (2012), Ropoli (2010) e Vasques (2013). O procedimento metodológico que esta pesquisa se resultou foi de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, onde se apresentam as afirmações da coleta de dados na entrevista por meio virtual, Minayo (2009) e Gil (199). Com isso, foi mediada perguntas abertas pela acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA sobre os desafios da atuação do profissional de pedagogia dentro da educação inclusiva para a professora identificada como IAF na perspectiva desta pesquisa bibliográfica, outro questionamento sobre o apoio da escola, dos familiares e se os recursos multifuncionais educacionais é acessível para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5835_TB5746_23052024215058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA CARMEM DO NASCIMENTO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianacarmem9821@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112922
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5746
    "inscrito_id" => 5835
    "titulo" => "PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "resumo" => "O presente resumo insere sobre os desafios da educação inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE no município de Sobral – CE, a profissional que contribuiu para o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica foi a professora que atua há quatorze anos na educação em geral e atualmente é profissional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, sendo uma instituição filantrópica que promove o atendimento multifuncional para deficientes. Outra questão que convém a ressaltar são os desafios que a educação inclusiva enfrenta no cenário atual com a falta de recursos, formação de profissionais para lidar com essa demanda, o apoio da escola e outros pontos que são abordados no decorrer desta pesquisa. Um incremento importante no desenvolvimento do referencial teórico deste trabalho acerca dos estudos de artigos como Montoan (2003), trazendo acerca da reflexão dos desafios que apresenta na educação inclusiva, Cruz (2012), Ropoli (2010) e Vasques (2013). O procedimento metodológico que esta pesquisa se resultou foi de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, onde se apresentam as afirmações da coleta de dados na entrevista por meio virtual, Minayo (2009) e Gil (199). Com isso, foi mediada perguntas abertas pela acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA sobre os desafios da atuação do profissional de pedagogia dentro da educação inclusiva para a professora identificada como IAF na perspectiva desta pesquisa bibliográfica, outro questionamento sobre o apoio da escola, dos familiares e se os recursos multifuncionais educacionais é acessível para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5835_TB5746_23052024215058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA CARMEM DO NASCIMENTO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianacarmem9821@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo insere sobre os desafios da educação inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE no município de Sobral – CE, a profissional que contribuiu para o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica foi a professora que atua há quatorze anos na educação em geral e atualmente é profissional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, sendo uma instituição filantrópica que promove o atendimento multifuncional para deficientes. Outra questão que convém a ressaltar são os desafios que a educação inclusiva enfrenta no cenário atual com a falta de recursos, formação de profissionais para lidar com essa demanda, o apoio da escola e outros pontos que são abordados no decorrer desta pesquisa. Um incremento importante no desenvolvimento do referencial teórico deste trabalho acerca dos estudos de artigos como Montoan (2003), trazendo acerca da reflexão dos desafios que apresenta na educação inclusiva, Cruz (2012), Ropoli (2010) e Vasques (2013). O procedimento metodológico que esta pesquisa se resultou foi de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, onde se apresentam as afirmações da coleta de dados na entrevista por meio virtual, Minayo (2009) e Gil (199). Com isso, foi mediada perguntas abertas pela acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA sobre os desafios da atuação do profissional de pedagogia dentro da educação inclusiva para a professora identificada como IAF na perspectiva desta pesquisa bibliográfica, outro questionamento sobre o apoio da escola, dos familiares e se os recursos multifuncionais educacionais é acessível para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.