Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA EM AÇÃO NO CANGAÇO DA PAIXÃO: O TEATRO CIENTÍFICO COMO CONECTOR INTERDISCIPLINAR FASCINANTE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114607
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8198
    "inscrito_id" => 17901
    "titulo" => "QUÍMICA EM AÇÃO NO CANGAÇO DA PAIXÃO: O TEATRO CIENTÍFICO COMO CONECTOR INTERDISCIPLINAR FASCINANTE."
    "resumo" => "A pesquisa por ferramentas metodológicas de ensino em busca de melhorar a aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Química tem sido uma constante entre educadores da área de Ciências. Na realidade escolar, é corriqueiro que os alunos classifiquem a disciplina de Química como cansativa e de difícil compreensão. Essa realidade está presa a grande parte dos estudantes, já que a Química é um componente curricular que envolve teoria e prática. Em busca de sanar essa problemática encontrada durante o processo de ensino-aprendizagem, criou-se a peça Química em Ação no Cangaço da Paixão, cujo objetivo é a criação e realização de uma peça teatral envolvendo conceitos interdisciplinares em uma escola profissional como forma de inovação do ensino e valorizar a construção de uma ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano. A peça, elaborada em uma escola no município de Eusébio/Ceará, busca mostrar a presença da química em uma época muito importante na história brasileira. O percurso metodológico do projeto constou de um levantamento da temática a ser abordada seguido de um estudo coletivo. O trabalho foi dividido em: escolha da temática, criação do teatro científico e dos materiais, elaboração de questionários e apresentação da peça. Usando o lúdico e a interdisciplinaridade, observou-se uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos, além da escrita nos enredos, os quais trouxeram as temáticas relacionadas ao cotidiano por meio de fatos reais. Dessa forma, a ferramenta foi eficaz, pois proporcionou ludicidade, compreensão e sanou as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas. Os resultados do projeto apontaram que criação, produção e encenação teatral de cunho científico devem ser sempre encorajadas, pois, a união entre a Ciência e a Arte é propícia para o ensino e contribui para difusão e divulgação do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17901_TB8198_06082024140859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ALAN SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DUARTE"
    "autor_email" => "duarterenato27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114607
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8198
    "inscrito_id" => 17901
    "titulo" => "QUÍMICA EM AÇÃO NO CANGAÇO DA PAIXÃO: O TEATRO CIENTÍFICO COMO CONECTOR INTERDISCIPLINAR FASCINANTE."
    "resumo" => "A pesquisa por ferramentas metodológicas de ensino em busca de melhorar a aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Química tem sido uma constante entre educadores da área de Ciências. Na realidade escolar, é corriqueiro que os alunos classifiquem a disciplina de Química como cansativa e de difícil compreensão. Essa realidade está presa a grande parte dos estudantes, já que a Química é um componente curricular que envolve teoria e prática. Em busca de sanar essa problemática encontrada durante o processo de ensino-aprendizagem, criou-se a peça Química em Ação no Cangaço da Paixão, cujo objetivo é a criação e realização de uma peça teatral envolvendo conceitos interdisciplinares em uma escola profissional como forma de inovação do ensino e valorizar a construção de uma ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano. A peça, elaborada em uma escola no município de Eusébio/Ceará, busca mostrar a presença da química em uma época muito importante na história brasileira. O percurso metodológico do projeto constou de um levantamento da temática a ser abordada seguido de um estudo coletivo. O trabalho foi dividido em: escolha da temática, criação do teatro científico e dos materiais, elaboração de questionários e apresentação da peça. Usando o lúdico e a interdisciplinaridade, observou-se uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos, além da escrita nos enredos, os quais trouxeram as temáticas relacionadas ao cotidiano por meio de fatos reais. Dessa forma, a ferramenta foi eficaz, pois proporcionou ludicidade, compreensão e sanou as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas. Os resultados do projeto apontaram que criação, produção e encenação teatral de cunho científico devem ser sempre encorajadas, pois, a união entre a Ciência e a Arte é propícia para o ensino e contribui para difusão e divulgação do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17901_TB8198_06082024140859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ALAN SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DUARTE"
    "autor_email" => "duarterenato27@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa por ferramentas metodológicas de ensino em busca de melhorar a aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Química tem sido uma constante entre educadores da área de Ciências. Na realidade escolar, é corriqueiro que os alunos classifiquem a disciplina de Química como cansativa e de difícil compreensão. Essa realidade está presa a grande parte dos estudantes, já que a Química é um componente curricular que envolve teoria e prática. Em busca de sanar essa problemática encontrada durante o processo de ensino-aprendizagem, criou-se a peça Química em Ação no Cangaço da Paixão, cujo objetivo é a criação e realização de uma peça teatral envolvendo conceitos interdisciplinares em uma escola profissional como forma de inovação do ensino e valorizar a construção de uma ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano. A peça, elaborada em uma escola no município de Eusébio/Ceará, busca mostrar a presença da química em uma época muito importante na história brasileira. O percurso metodológico do projeto constou de um levantamento da temática a ser abordada seguido de um estudo coletivo. O trabalho foi dividido em: escolha da temática, criação do teatro científico e dos materiais, elaboração de questionários e apresentação da peça. Usando o lúdico e a interdisciplinaridade, observou-se uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos, além da escrita nos enredos, os quais trouxeram as temáticas relacionadas ao cotidiano por meio de fatos reais. Dessa forma, a ferramenta foi eficaz, pois proporcionou ludicidade, compreensão e sanou as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas. Os resultados do projeto apontaram que criação, produção e encenação teatral de cunho científico devem ser sempre encorajadas, pois, a união entre a Ciência e a Arte é propícia para o ensino e contribui para difusão e divulgação do conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.