Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO DE VIDA DA FAMÍLIA CAMPONESA (PVFC) DA EFA DOM FRAGOSO: A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114584
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8167
    "inscrito_id" => 18233
    "titulo" => "O PROJETO DE VIDA DA FAMÍLIA CAMPONESA (PVFC) DA EFA DOM FRAGOSO: A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA"
    "resumo" => "O Projeto de Vida da Família Camponesa (PVFC) é uma mediação da Pedagogia da Alternância adotada na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, no desenvolvimento do seu projeto de Educação do Campo, Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, ancorado na formação Integral e Libertadora, com e para jovens camponeses/as. Com o objetivo de desvelar/valorizar o Projeto de Vida da Família Camponesa, como ferramenta imprescindível na experiência de educação libertadora vivenciada na EFA Dom Fragoso, o estudo descreve o PVFC como Mediação Pedagógica da Alternância, evidenciando a contribuição do Plano de Estudo (PE) na sua construção e reafirmando a importância deste na efetivação da formação de jovens camponeses/as. De caráter qualitativo, de cunho exploratório, o estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com pesquisa de campo realizada através da observação participante. Os dados confirmam a contribuição da formação ofertada pela EFA Dom Fragoso para a autonomia das famílias camponesas e de suas comunidades, informando que 130 dos 195 técnicos/as em agropecuária que se formaram tendo o PVFC como mediação pedagógica norteadora do processo pedagógico, ressignificaram a produção familiar e deram continuidade ao PVFC junto de suas famílias por meio da produção de alimentos de qualidade produzidos de forma agroecológica, da captação e adequado manejo da água, do criatório de animais apropriados ao lugar, do beneficiamento e comercialização da produção excedente, influenciando também outras famílias da sua comunidade. Apontam também que o modelo de Educação ofertado na EFA Dom Fragoso é ferramenta essencial para o fortalecimento da identidade camponesa dos/as jovens, apresentando possibilidades que garantam a permanência no campo, tendo-o como lugar de resistência, de potencialidades e de possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18233_TB8167_06082024114209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GILVAN GOMES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GILVAN"
    "autor_email" => "gomesgilvan96@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114584
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8167
    "inscrito_id" => 18233
    "titulo" => "O PROJETO DE VIDA DA FAMÍLIA CAMPONESA (PVFC) DA EFA DOM FRAGOSO: A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA"
    "resumo" => "O Projeto de Vida da Família Camponesa (PVFC) é uma mediação da Pedagogia da Alternância adotada na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, no desenvolvimento do seu projeto de Educação do Campo, Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, ancorado na formação Integral e Libertadora, com e para jovens camponeses/as. Com o objetivo de desvelar/valorizar o Projeto de Vida da Família Camponesa, como ferramenta imprescindível na experiência de educação libertadora vivenciada na EFA Dom Fragoso, o estudo descreve o PVFC como Mediação Pedagógica da Alternância, evidenciando a contribuição do Plano de Estudo (PE) na sua construção e reafirmando a importância deste na efetivação da formação de jovens camponeses/as. De caráter qualitativo, de cunho exploratório, o estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com pesquisa de campo realizada através da observação participante. Os dados confirmam a contribuição da formação ofertada pela EFA Dom Fragoso para a autonomia das famílias camponesas e de suas comunidades, informando que 130 dos 195 técnicos/as em agropecuária que se formaram tendo o PVFC como mediação pedagógica norteadora do processo pedagógico, ressignificaram a produção familiar e deram continuidade ao PVFC junto de suas famílias por meio da produção de alimentos de qualidade produzidos de forma agroecológica, da captação e adequado manejo da água, do criatório de animais apropriados ao lugar, do beneficiamento e comercialização da produção excedente, influenciando também outras famílias da sua comunidade. Apontam também que o modelo de Educação ofertado na EFA Dom Fragoso é ferramenta essencial para o fortalecimento da identidade camponesa dos/as jovens, apresentando possibilidades que garantam a permanência no campo, tendo-o como lugar de resistência, de potencialidades e de possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18233_TB8167_06082024114209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GILVAN GOMES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GILVAN"
    "autor_email" => "gomesgilvan96@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto de Vida da Família Camponesa (PVFC) é uma mediação da Pedagogia da Alternância adotada na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, no desenvolvimento do seu projeto de Educação do Campo, Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, ancorado na formação Integral e Libertadora, com e para jovens camponeses/as. Com o objetivo de desvelar/valorizar o Projeto de Vida da Família Camponesa, como ferramenta imprescindível na experiência de educação libertadora vivenciada na EFA Dom Fragoso, o estudo descreve o PVFC como Mediação Pedagógica da Alternância, evidenciando a contribuição do Plano de Estudo (PE) na sua construção e reafirmando a importância deste na efetivação da formação de jovens camponeses/as. De caráter qualitativo, de cunho exploratório, o estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com pesquisa de campo realizada através da observação participante. Os dados confirmam a contribuição da formação ofertada pela EFA Dom Fragoso para a autonomia das famílias camponesas e de suas comunidades, informando que 130 dos 195 técnicos/as em agropecuária que se formaram tendo o PVFC como mediação pedagógica norteadora do processo pedagógico, ressignificaram a produção familiar e deram continuidade ao PVFC junto de suas famílias por meio da produção de alimentos de qualidade produzidos de forma agroecológica, da captação e adequado manejo da água, do criatório de animais apropriados ao lugar, do beneficiamento e comercialização da produção excedente, influenciando também outras famílias da sua comunidade. Apontam também que o modelo de Educação ofertado na EFA Dom Fragoso é ferramenta essencial para o fortalecimento da identidade camponesa dos/as jovens, apresentando possibilidades que garantam a permanência no campo, tendo-o como lugar de resistência, de potencialidades e de possibilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.