Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: I COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DA EEMTI VÍRGILIO TÁVORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114565
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8140
    "inscrito_id" => 20292
    "titulo" => "APRENDIZAGEM INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: I COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DA EEMTI VÍRGILIO TÁVORA"
    "resumo" => "O trabalho foi realizado com a turma do 2º ano B da EEMTI Virgílio Távora da cidade de Barbalha-CE, desenvolvido no segundo semestre de 2023. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, buscou-se aproximar os alunos dos termos, conceitos e práticas da Educação financeira. A também conhecida como Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida aparece como uma alternativa ao aprendizado tradicional, no qual o professor em sala expõe o conteúdo, faz demonstrações e cobra exercícios. Na nova abordagem, o aluno estuda o conteúdo em casa e passa a ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem, consolidando o conhecimento através do aprender pesquisando, aprender fazendo e aprender ensinando. O professor assume o papel de orientador e facilitador. Iniciado com uma aula introdutória ao tema, quando se levantou questões como: Vocês se enquadram em qual perfil financeiro, devedor, gastador, poupador ou investidor? Vale a pena fazer um empréstimo? Você ou sua família faz planejamento financeiro? Qual tipo de investimento vocês conhecem? O debate em sala instigou a curiosidade dos alunos sobre os termos, desdobrando-se, a partir de então, num trabalho de pesquisa sobre subtemas arrolados no âmbito temático da Educação Financeira. Esse movimento culminou na criação I Colóquio de Educação Financeira da EEMTI Virgílio Távora, evento pioneiro entre as escolas estaduais do Cariri cearense. A atividade contou com uma palestra, ofertada pela CDL – Barbalha, sobre ‘Endividamento’, cinco minicursos ministrados pelos estudantes da já referida turma para os demais estudantes da escola e uma mesa-redonda sobre investimentos, renda extra e impostos. Os temas dos minicursos foram: Consumismo: Alertas e soluções; Defesa do consumidor: CDC e sua aplicação prática; O poder dos Juros Compostos; Planejamento Financeiro; e Renda fixa: Primeiros passos para investir, reflexos da aprendizagem pretendida ao longo do desenvolvimento do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20292_TB8140_06082024101429.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE JOCA DE SÁ BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo8barreto@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114565
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8140
    "inscrito_id" => 20292
    "titulo" => "APRENDIZAGEM INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: I COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DA EEMTI VÍRGILIO TÁVORA"
    "resumo" => "O trabalho foi realizado com a turma do 2º ano B da EEMTI Virgílio Távora da cidade de Barbalha-CE, desenvolvido no segundo semestre de 2023. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, buscou-se aproximar os alunos dos termos, conceitos e práticas da Educação financeira. A também conhecida como Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida aparece como uma alternativa ao aprendizado tradicional, no qual o professor em sala expõe o conteúdo, faz demonstrações e cobra exercícios. Na nova abordagem, o aluno estuda o conteúdo em casa e passa a ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem, consolidando o conhecimento através do aprender pesquisando, aprender fazendo e aprender ensinando. O professor assume o papel de orientador e facilitador. Iniciado com uma aula introdutória ao tema, quando se levantou questões como: Vocês se enquadram em qual perfil financeiro, devedor, gastador, poupador ou investidor? Vale a pena fazer um empréstimo? Você ou sua família faz planejamento financeiro? Qual tipo de investimento vocês conhecem? O debate em sala instigou a curiosidade dos alunos sobre os termos, desdobrando-se, a partir de então, num trabalho de pesquisa sobre subtemas arrolados no âmbito temático da Educação Financeira. Esse movimento culminou na criação I Colóquio de Educação Financeira da EEMTI Virgílio Távora, evento pioneiro entre as escolas estaduais do Cariri cearense. A atividade contou com uma palestra, ofertada pela CDL – Barbalha, sobre ‘Endividamento’, cinco minicursos ministrados pelos estudantes da já referida turma para os demais estudantes da escola e uma mesa-redonda sobre investimentos, renda extra e impostos. Os temas dos minicursos foram: Consumismo: Alertas e soluções; Defesa do consumidor: CDC e sua aplicação prática; O poder dos Juros Compostos; Planejamento Financeiro; e Renda fixa: Primeiros passos para investir, reflexos da aprendizagem pretendida ao longo do desenvolvimento do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20292_TB8140_06082024101429.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE JOCA DE SÁ BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo8barreto@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho foi realizado com a turma do 2º ano B da EEMTI Virgílio Távora da cidade de Barbalha-CE, desenvolvido no segundo semestre de 2023. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, buscou-se aproximar os alunos dos termos, conceitos e práticas da Educação financeira. A também conhecida como Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida aparece como uma alternativa ao aprendizado tradicional, no qual o professor em sala expõe o conteúdo, faz demonstrações e cobra exercícios. Na nova abordagem, o aluno estuda o conteúdo em casa e passa a ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem, consolidando o conhecimento através do aprender pesquisando, aprender fazendo e aprender ensinando. O professor assume o papel de orientador e facilitador. Iniciado com uma aula introdutória ao tema, quando se levantou questões como: Vocês se enquadram em qual perfil financeiro, devedor, gastador, poupador ou investidor? Vale a pena fazer um empréstimo? Você ou sua família faz planejamento financeiro? Qual tipo de investimento vocês conhecem? O debate em sala instigou a curiosidade dos alunos sobre os termos, desdobrando-se, a partir de então, num trabalho de pesquisa sobre subtemas arrolados no âmbito temático da Educação Financeira. Esse movimento culminou na criação I Colóquio de Educação Financeira da EEMTI Virgílio Távora, evento pioneiro entre as escolas estaduais do Cariri cearense. A atividade contou com uma palestra, ofertada pela CDL – Barbalha, sobre ‘Endividamento’, cinco minicursos ministrados pelos estudantes da já referida turma para os demais estudantes da escola e uma mesa-redonda sobre investimentos, renda extra e impostos. Os temas dos minicursos foram: Consumismo: Alertas e soluções; Defesa do consumidor: CDC e sua aplicação prática; O poder dos Juros Compostos; Planejamento Financeiro; e Renda fixa: Primeiros passos para investir, reflexos da aprendizagem pretendida ao longo do desenvolvimento do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.