Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA ABORDAGEM PARA ESTUDANTES DO IFCE - CAMPUS IGUATU.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem em Química enfrenta diversas dificuldades por parte dos estudantes, uma vez que a pouca diversidade e a carência de contextualização têm contribuído significativamente para o surgimento dessa problemática. Diante deste cenário, faz-se necessário adotar propostas metodológicas que possam superar ou reduzir essas dificuldades. Neste contexto, metodologias com enfoque em Educação Ambiental (EA), se mostram promissoras para o processo de ensino-aprendizagem, pois além de contextualizar o conteúdo, tornam o ensino mais participativo, estimulam a criticidade e preparam o estudante para a convivência em sociedade e exercício da cidadania. O presente trabalho foi desenvolvido com base no conteúdo de funções inorgânicas abordado em sala de aula, visando a elaboração e aplicação de uma sequência didática a partir da perspectiva da acidificação dos oceanos. A pesquisa foi conduzida com a participação de estudantes da disciplina de Química II, e envolveu três etapas: apresentação da questão problematizadora, elaboração de um texto crítico sobre a problemática, experimentação problematizadora da temática. A primeira prática demonstrou a diminuição do pH da água , enquanto a segunda abordou a corrosão das conchas e corais marinhos. Além disso, foi aplicado uma abordagem quali-quantitativa, através de um questionário para verificar a eficácia das metodologias aplicadas. Os estudantes demonstraram entusiasmo e engajamento durante as atividades, e os textos críticos desenvolvidos apresentaram resultados significativos, contribuindo para debates enriquecedores sobre os experimentos aplicados. Durante as aulas experimentais, os estudantes foram organizados em grupos, o que permitiu uma participação ativa e significativa a todos. Os resultados dos questionários indicaram aspectos positivos da metodologia proposta com os discentes, ressaltando um aumento na aprendizagem e na criatividade na abordagem da problematização. Concluiu-se portanto, que essas metodologias podem ser efetivas no ensino de Química, contribuindo para a superação ou redução das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

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