ALMEIDA, Paulo Tarcisio Moura De. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114492>. Acesso em: 25/12/2024 21:38
O presente artigo tem a finalidade de discutir as possibilidades de aplicar metodologia sala de aula invertida em sala de aula sem utilizar tecnologias digitais, em uma turma da 1ª série do ensino médio, em uma escola, em Capanema- Pa. Uma atitude desafiadora haja vista, que as tecnologias digitais favorecem ao trabalho colaborativo e autônomo dos alunos, porém, os motivos que levam a tal discussão foram: O Brasil é diverso e há distintas realidades, sobretudos de infraestrutura, condições socioeconômicas e acesso desigual a bens e serviços tecnológico. Nesse contexto, o trabalho busca relatar as experiências relacionadas ao uso da metodologia ativa, sala de aula invertida sem o uso de tecnologias digitais, e a possibilidade de tornar o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem, onde não há uma diversidade e possibilidade do uso dessas tecnologias digitais em sala de aula. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018). Constatou-se que a sala de aula invertida tornou a aula mais significativa para os alunos, associados também a ludicidade, com isso, as aprendizagens dos alunos foram mais significativas a partir da modalidade sala de aula invertida