Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRECISAMOS FALAR SOBRE ALUNOS AUTISTAS: A (IN)EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO NÍVEL SUPERIOR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa busca levantar as medidas que as Instituições Superiores tem tomado para a inclusão dos alunos autistas enquanto pessoas com deficiência, tendo como pergunta norteadora quais as estratégias utilizadas nas Instituições Superiores para a inclusão dos alunos autistas? Desde a entrada até a conclusão do curso, a inclusão do aluno autista é assunto que deve permear a graduação, visando não apenas a oportunidade de ingresso, mas a sua permanência, de forma que esta inclusão não se torne exclusão. E esta permanência deve ser de qualidade, garantindo a aprendizagem, ultrapassando, assim, a ideia de integração para a de inclusão, em que aquela exige da pessoa com deficiência esforço para adequar-se, enquanto esta transfere a responsabilidade para a instituição. Nesse contexto, autores como Anache (2018), Pereira (2014) e Sassaki (2005) ressaltam a importância da adoção de estratégias para a inclusão dos alunos autistas, com o viés na Instituição Superior. Este estudo baseia-se na análise de artigos revisados por partes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos últimos 05 anos, com os seguintes descritores: “Inclusão”, “Autismo” e “Educação Superior”, analisados isoladamente e, posteriormente, em conjunto. Através de uma revisão sistemática, foram escolhidos os 50 artigos mais relevantes de cada descritor e da sua análise conjunta, dos quais resultaram 12 artigos elegíveis para esta pesquisa. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o plano educacional individualizado e relatórios de acompanhamento de núcleos de acessibilidade. Conclui-se que a literatura científica oferece um repertório de estratégias para a educação inclusiva do aluno autista, destacando a importância de ações afirmativas que promovam a qualidade na permanência destes alunos. Entretanto, é necessário maior conhecimento do assunto perante a comunidade discente e docente, promovendo ações afirmativas, a fim de garantir inclusão verdadeira no âmbito do nível superior.

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