Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIATIVIDADE EM FOCO? ANÁLISE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA PENSAMENTO CRIATIVO DO PISA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114378
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7849
    "inscrito_id" => 20045
    "titulo" => "CRIATIVIDADE EM FOCO? ANÁLISE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA PENSAMENTO CRIATIVO DO PISA"
    "resumo" => "O presente estudo possui o objetivo de analisar a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) com vistas a compreender os seus componentes e sua relevância diagnóstica, sobre o tema, em diferentes contextos educacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, contemplando os relatórios oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Matriz de Referência para Pensamento Criativo, elaborada pelo INEP, em 2021. A Matriz de Referência do PISA é estruturada em torno de quatro domínios do pensamento criativo: expressão escrita; expressão visual; resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos. Estes domínios são medidos por meio de três competências que avaliam a geração de diferentes ideias, a geração de ideias criativas e a avaliação e melhoria de ideias. Os principais resultados da pesquisa indicam que, embora a Matriz do PISA para Pensamento Criativo tenha uma fundamentação consistente e apresente questões que simulam, efetivamente, problemas do mundo real, a sua implementação global enfrenta desafios significativos. No Brasil, esses desafios incluem variações culturais na percepção e valorização da criatividade, disparidades nos recursos educacionais e a necessidade de formação continuada de professores para desenvolver os domínios avaliados dentro das especificidades dos seus componentes curriculares. Além disso, foi observado que o desenvolvimento de habilidades criativas está intrinsecamente relacionado a ambientes educacionais que promovam a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesse sentido, pode-se concluir que a Matriz de Referência do PISA para Pensamento Criativo tem um potencial transformador, mas requer adaptações e estratégias contextuais para maximizar seu impacto na educação de uma forma mais global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20045_TB7849_06082024082505.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "profevanessalima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114378
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7849
    "inscrito_id" => 20045
    "titulo" => "CRIATIVIDADE EM FOCO? ANÁLISE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA PENSAMENTO CRIATIVO DO PISA"
    "resumo" => "O presente estudo possui o objetivo de analisar a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) com vistas a compreender os seus componentes e sua relevância diagnóstica, sobre o tema, em diferentes contextos educacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, contemplando os relatórios oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Matriz de Referência para Pensamento Criativo, elaborada pelo INEP, em 2021. A Matriz de Referência do PISA é estruturada em torno de quatro domínios do pensamento criativo: expressão escrita; expressão visual; resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos. Estes domínios são medidos por meio de três competências que avaliam a geração de diferentes ideias, a geração de ideias criativas e a avaliação e melhoria de ideias. Os principais resultados da pesquisa indicam que, embora a Matriz do PISA para Pensamento Criativo tenha uma fundamentação consistente e apresente questões que simulam, efetivamente, problemas do mundo real, a sua implementação global enfrenta desafios significativos. No Brasil, esses desafios incluem variações culturais na percepção e valorização da criatividade, disparidades nos recursos educacionais e a necessidade de formação continuada de professores para desenvolver os domínios avaliados dentro das especificidades dos seus componentes curriculares. Além disso, foi observado que o desenvolvimento de habilidades criativas está intrinsecamente relacionado a ambientes educacionais que promovam a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesse sentido, pode-se concluir que a Matriz de Referência do PISA para Pensamento Criativo tem um potencial transformador, mas requer adaptações e estratégias contextuais para maximizar seu impacto na educação de uma forma mais global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20045_TB7849_06082024082505.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "profevanessalima@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo possui o objetivo de analisar a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) com vistas a compreender os seus componentes e sua relevância diagnóstica, sobre o tema, em diferentes contextos educacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, contemplando os relatórios oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Matriz de Referência para Pensamento Criativo, elaborada pelo INEP, em 2021. A Matriz de Referência do PISA é estruturada em torno de quatro domínios do pensamento criativo: expressão escrita; expressão visual; resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos. Estes domínios são medidos por meio de três competências que avaliam a geração de diferentes ideias, a geração de ideias criativas e a avaliação e melhoria de ideias. Os principais resultados da pesquisa indicam que, embora a Matriz do PISA para Pensamento Criativo tenha uma fundamentação consistente e apresente questões que simulam, efetivamente, problemas do mundo real, a sua implementação global enfrenta desafios significativos. No Brasil, esses desafios incluem variações culturais na percepção e valorização da criatividade, disparidades nos recursos educacionais e a necessidade de formação continuada de professores para desenvolver os domínios avaliados dentro das especificidades dos seus componentes curriculares. Além disso, foi observado que o desenvolvimento de habilidades criativas está intrinsecamente relacionado a ambientes educacionais que promovam a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesse sentido, pode-se concluir que a Matriz de Referência do PISA para Pensamento Criativo tem um potencial transformador, mas requer adaptações e estratégias contextuais para maximizar seu impacto na educação de uma forma mais global.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.