Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROFISSÃO DE RISCO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114327
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7765
    "inscrito_id" => 18645
    "titulo" => "PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROFISSÃO DE RISCO?"
    "resumo" => "Há, no imaginário de professor da educação básica, a ideia de que as dificuldades e mazelas da profissão docente assolam, se não apenas, mas especificamente estes. Por serem, em grande parte, pertencentes às redes municipais, onde há um número expressivos de contratos temporários, atrelados especificamente às questões políticas locais. O objetivo deste texto é discutir os desafios enfrentados por uma pedagoga para lecionar Matemática nos Anos Finais da Educação Básica e os possíveis impactos para a sua saúde/bem-estar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou como instrumento de produção de dados um questionário. Participou deste estudo uma professora licenciada em Pedagogia que leciona matemática nos Anos Finais da Educação Básica. Tem-se como aporte teórico os estudos de Reis e Cecílio (2014), Facci e Esper (2020), Kanan e Dresch (2022). A analise foi feita a partir das respostas obtidas por meio do questionário já citado. O estudo mostrou que os principais desafios enfrentados por uma pedagoga ao lecionar matemática nos Anos Finais são o domínio do conteúdo matemático, relação conflituosa entre pares, o nível de conhecimento e interesse dos estudantes, sobrecarga de trabalho relacionado a planejamento, realização de atividades fora do horário de expediente. Evidenciou também, que esses desafios impactam negativamente na saúde e bem-estar da professora causando-lhe estresse, desânimo, frustração, além de dores e uso de medicamento para poder lidar com a situação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18645_TB7765_21102024101220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUELTO LOPES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSUELTO LOPES"
    "autor_email" => "josuelto@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114327
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7765
    "inscrito_id" => 18645
    "titulo" => "PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROFISSÃO DE RISCO?"
    "resumo" => "Há, no imaginário de professor da educação básica, a ideia de que as dificuldades e mazelas da profissão docente assolam, se não apenas, mas especificamente estes. Por serem, em grande parte, pertencentes às redes municipais, onde há um número expressivos de contratos temporários, atrelados especificamente às questões políticas locais. O objetivo deste texto é discutir os desafios enfrentados por uma pedagoga para lecionar Matemática nos Anos Finais da Educação Básica e os possíveis impactos para a sua saúde/bem-estar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou como instrumento de produção de dados um questionário. Participou deste estudo uma professora licenciada em Pedagogia que leciona matemática nos Anos Finais da Educação Básica. Tem-se como aporte teórico os estudos de Reis e Cecílio (2014), Facci e Esper (2020), Kanan e Dresch (2022). A analise foi feita a partir das respostas obtidas por meio do questionário já citado. O estudo mostrou que os principais desafios enfrentados por uma pedagoga ao lecionar matemática nos Anos Finais são o domínio do conteúdo matemático, relação conflituosa entre pares, o nível de conhecimento e interesse dos estudantes, sobrecarga de trabalho relacionado a planejamento, realização de atividades fora do horário de expediente. Evidenciou também, que esses desafios impactam negativamente na saúde e bem-estar da professora causando-lhe estresse, desânimo, frustração, além de dores e uso de medicamento para poder lidar com a situação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18645_TB7765_21102024101220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUELTO LOPES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSUELTO LOPES"
    "autor_email" => "josuelto@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Há, no imaginário de professor da educação básica, a ideia de que as dificuldades e mazelas da profissão docente assolam, se não apenas, mas especificamente estes. Por serem, em grande parte, pertencentes às redes municipais, onde há um número expressivos de contratos temporários, atrelados especificamente às questões políticas locais. O objetivo deste texto é discutir os desafios enfrentados por uma pedagoga para lecionar Matemática nos Anos Finais da Educação Básica e os possíveis impactos para a sua saúde/bem-estar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que usou como instrumento de produção de dados um questionário. Participou deste estudo uma professora licenciada em Pedagogia que leciona matemática nos Anos Finais da Educação Básica. Tem-se como aporte teórico os estudos de Reis e Cecílio (2014), Facci e Esper (2020), Kanan e Dresch (2022). A analise foi feita a partir das respostas obtidas por meio do questionário já citado. O estudo mostrou que os principais desafios enfrentados por uma pedagoga ao lecionar matemática nos Anos Finais são o domínio do conteúdo matemático, relação conflituosa entre pares, o nível de conhecimento e interesse dos estudantes, sobrecarga de trabalho relacionado a planejamento, realização de atividades fora do horário de expediente. Evidenciou também, que esses desafios impactam negativamente na saúde e bem-estar da professora causando-lhe estresse, desânimo, frustração, além de dores e uso de medicamento para poder lidar com a situação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.