Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114177
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7545
    "inscrito_id" => 17420
    "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17420_TB7545_11062024100900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILENE ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCILENE"
    "autor_email" => "marcilenearaujo774@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114177
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7545
    "inscrito_id" => 17420
    "titulo" => "AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA/DA EJA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17420_TB7545_11062024100900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILENE ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCILENE"
    "autor_email" => "marcilenearaujo774@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.