Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CECINE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114135
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7479
    "inscrito_id" => 11665
    "titulo" => "CECINE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Apresentamos um relato de experiência extensionista dentro dos muros da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), com base no que foi vivenciado na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste(CECINE) cujo foco é na qualificação de professores da educação básica, assim se consolidando como referência no ensino e popularização da ciência e tecnologia. Além disso, a Cecine conta com laboratórios nas mais diversas áreas, sendo elas: Ciências Humanas, Natureza, Exatas e da Tecnologia, onde todos eles têm como função receber estudantes do ensino básico, onde seus objetivos são: ratificar e disseminar a importância da extensão, ciência e o papel da universidade na sociedade. A idealização da análise se deu com base na necessidade de estudantes de escola pública de terem um maior contato com microscopia, espécimes de animais, esqueleto humano, etc. Um dos laboratórios encontrados na Cecine é o de biologia, onde são ministradas oficinas de zoologia, histologia humana, anatomia e microscopia com duração de 45 minutos em média. Durante a oficina, os alunos têm acesso a informações qualificadas sobre cada tema abordado, podendo assim externar suas dúvidas, informações e vivências. Nas experiências vivenciadas, foi notável diversas vezes que boa parte do público não teve acesso a abordagens práticas e contato com tecnologias como microscópio óptico. Visto que ao serem perguntados sobre os temas, eles demonstraram pouco conhecimento acerca dos temas das oficinas oferecidas. Após uma breve explicação, os alunos tiveram espaço para fazer perguntas ou compartilhar alguma informação e experiência. Contudo, se fez notável um grande atraso de informações básicas sobre biologia, informações essas de grande importância no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11665_TB7479_27102024233005.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA GABRIELE XAVIER LINS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA LINS"
    "autor_email" => "lorena.xlins@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114135
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7479
    "inscrito_id" => 11665
    "titulo" => "CECINE: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Apresentamos um relato de experiência extensionista dentro dos muros da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), com base no que foi vivenciado na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste(CECINE) cujo foco é na qualificação de professores da educação básica, assim se consolidando como referência no ensino e popularização da ciência e tecnologia. Além disso, a Cecine conta com laboratórios nas mais diversas áreas, sendo elas: Ciências Humanas, Natureza, Exatas e da Tecnologia, onde todos eles têm como função receber estudantes do ensino básico, onde seus objetivos são: ratificar e disseminar a importância da extensão, ciência e o papel da universidade na sociedade. A idealização da análise se deu com base na necessidade de estudantes de escola pública de terem um maior contato com microscopia, espécimes de animais, esqueleto humano, etc. Um dos laboratórios encontrados na Cecine é o de biologia, onde são ministradas oficinas de zoologia, histologia humana, anatomia e microscopia com duração de 45 minutos em média. Durante a oficina, os alunos têm acesso a informações qualificadas sobre cada tema abordado, podendo assim externar suas dúvidas, informações e vivências. Nas experiências vivenciadas, foi notável diversas vezes que boa parte do público não teve acesso a abordagens práticas e contato com tecnologias como microscópio óptico. Visto que ao serem perguntados sobre os temas, eles demonstraram pouco conhecimento acerca dos temas das oficinas oferecidas. Após uma breve explicação, os alunos tiveram espaço para fazer perguntas ou compartilhar alguma informação e experiência. Contudo, se fez notável um grande atraso de informações básicas sobre biologia, informações essas de grande importância no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11665_TB7479_27102024233005.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA GABRIELE XAVIER LINS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA LINS"
    "autor_email" => "lorena.xlins@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Apresentamos um relato de experiência extensionista dentro dos muros da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), com base no que foi vivenciado na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste(CECINE) cujo foco é na qualificação de professores da educação básica, assim se consolidando como referência no ensino e popularização da ciência e tecnologia. Além disso, a Cecine conta com laboratórios nas mais diversas áreas, sendo elas: Ciências Humanas, Natureza, Exatas e da Tecnologia, onde todos eles têm como função receber estudantes do ensino básico, onde seus objetivos são: ratificar e disseminar a importância da extensão, ciência e o papel da universidade na sociedade. A idealização da análise se deu com base na necessidade de estudantes de escola pública de terem um maior contato com microscopia, espécimes de animais, esqueleto humano, etc. Um dos laboratórios encontrados na Cecine é o de biologia, onde são ministradas oficinas de zoologia, histologia humana, anatomia e microscopia com duração de 45 minutos em média. Durante a oficina, os alunos têm acesso a informações qualificadas sobre cada tema abordado, podendo assim externar suas dúvidas, informações e vivências. Nas experiências vivenciadas, foi notável diversas vezes que boa parte do público não teve acesso a abordagens práticas e contato com tecnologias como microscópio óptico. Visto que ao serem perguntados sobre os temas, eles demonstraram pouco conhecimento acerca dos temas das oficinas oferecidas. Após uma breve explicação, os alunos tiveram espaço para fazer perguntas ou compartilhar alguma informação e experiência. Contudo, se fez notável um grande atraso de informações básicas sobre biologia, informações essas de grande importância no seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.