Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO EMANCIPAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114133
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7477
    "inscrito_id" => 16752
    "titulo" => "AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO EMANCIPAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A ciência autobiográfica é entendida como uma sistemática de interpretação que faz significar acontecimentos da vida, assim, representativo dos sentidos de cada experiência vivida. O presente trabalho visa apresentar a contemplação da pedagogia autobiográfica como método imprescindível para a emancipação e formação docente. Isso porque o método, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates para captar e perceber problemáticas educacionais que surgem no campo das investigações em face da resolução de implicações que envolvem o meio educacional escolar. Metodologicamente, está configurada na abordagem autobiográfica, voltada à estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a reflexão da dimensão do saber autobiográfico como práxis humana educadora, assim também, ampliando o saber do método como referencial necessário para a formação docente, como se intensificando para um saber decolonial. Esta discussão retrata a autobiografia como estudo necessário para a pedagogia, a colocando como essencial no campo de investigações educacionais. O estudo objetiva mostrar a importância do método autobiográfico para formação docente como campo da investigação para compreensão da realidade de processos educativos, a fim de contribuir para as suas melhorias. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais dos alunos. Com este estudo foi possível perceber a grande importância da pedagogia autobiográfica para a formação docente, isso porque, a mesma se configura através do reconhecimento de uma educação de práxis humana, revelando que nenhuma construção identitária se faz no isolamento, assim também, a mesma atua sob caráter autoformativo, para reconhecer e compreender processos educativos, e posteriormente, decolonial, reposicionando os indivíduos para o reconhecimento das subjetividades e perspectivas coletivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16752_TB7477_28102024233712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA BIBIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Laisa Bibiano"
    "autor_email" => "laisabibiano14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114133
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7477
    "inscrito_id" => 16752
    "titulo" => "AUTOBIOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA AUTOBIOGRÁFICA COMO EMANCIPAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A ciência autobiográfica é entendida como uma sistemática de interpretação que faz significar acontecimentos da vida, assim, representativo dos sentidos de cada experiência vivida. O presente trabalho visa apresentar a contemplação da pedagogia autobiográfica como método imprescindível para a emancipação e formação docente. Isso porque o método, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates para captar e perceber problemáticas educacionais que surgem no campo das investigações em face da resolução de implicações que envolvem o meio educacional escolar. Metodologicamente, está configurada na abordagem autobiográfica, voltada à estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a reflexão da dimensão do saber autobiográfico como práxis humana educadora, assim também, ampliando o saber do método como referencial necessário para a formação docente, como se intensificando para um saber decolonial. Esta discussão retrata a autobiografia como estudo necessário para a pedagogia, a colocando como essencial no campo de investigações educacionais. O estudo objetiva mostrar a importância do método autobiográfico para formação docente como campo da investigação para compreensão da realidade de processos educativos, a fim de contribuir para as suas melhorias. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais dos alunos. Com este estudo foi possível perceber a grande importância da pedagogia autobiográfica para a formação docente, isso porque, a mesma se configura através do reconhecimento de uma educação de práxis humana, revelando que nenhuma construção identitária se faz no isolamento, assim também, a mesma atua sob caráter autoformativo, para reconhecer e compreender processos educativos, e posteriormente, decolonial, reposicionando os indivíduos para o reconhecimento das subjetividades e perspectivas coletivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16752_TB7477_28102024233712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA BIBIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Laisa Bibiano"
    "autor_email" => "laisabibiano14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ciência autobiográfica é entendida como uma sistemática de interpretação que faz significar acontecimentos da vida, assim, representativo dos sentidos de cada experiência vivida. O presente trabalho visa apresentar a contemplação da pedagogia autobiográfica como método imprescindível para a emancipação e formação docente. Isso porque o método, direciona a centralidade de estudos para os professores no eixo de debates para captar e perceber problemáticas educacionais que surgem no campo das investigações em face da resolução de implicações que envolvem o meio educacional escolar. Metodologicamente, está configurada na abordagem autobiográfica, voltada à estudos bibliográficos acerca de discussões que recorrem sobre a reflexão da dimensão do saber autobiográfico como práxis humana educadora, assim também, ampliando o saber do método como referencial necessário para a formação docente, como se intensificando para um saber decolonial. Esta discussão retrata a autobiografia como estudo necessário para a pedagogia, a colocando como essencial no campo de investigações educacionais. O estudo objetiva mostrar a importância do método autobiográfico para formação docente como campo da investigação para compreensão da realidade de processos educativos, a fim de contribuir para as suas melhorias. Neste estudo foi possível entender que a autobiografia constitui um olhar para si e para o outro, resgatando memórias representativas de significados que podem ser ressignificados no processo de formação dos educadores para compreender a realidade e os processos educacionais dos alunos. Com este estudo foi possível perceber a grande importância da pedagogia autobiográfica para a formação docente, isso porque, a mesma se configura através do reconhecimento de uma educação de práxis humana, revelando que nenhuma construção identitária se faz no isolamento, assim também, a mesma atua sob caráter autoformativo, para reconhecer e compreender processos educativos, e posteriormente, decolonial, reposicionando os indivíduos para o reconhecimento das subjetividades e perspectivas coletivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.