Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ATRAVESSAMENTOS DO ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114124
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7462
    "inscrito_id" => 12689
    "titulo" => "OS ATRAVESSAMENTOS DO ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este trabalho busca relatar a experiência de uma professora ouvinte em conduzir um grupo de estudos em língua de sinais, em cursos de bacharelado de uma instituição de ensino superior (IES) privado na região noroeste do estado do Ceará. A pesquisa é qualitativa do tipo relato de experiência e foi conduzida a partir de vivências desenvolvidas nos meses de agosto a dezembro de 2023 e janeiro a maio de 2024. O grupo de estudos tem por objetivo possibilitar que a língua brasileira de sinais - Libras possa ser utilizada por discentes e docentes de comunidades ouvintes em sua prática com os surdos. Nos nove meses de existência o grupo de estudos conseguiu desenvolver atividades relevantes para o aprendizado em libras bem como para a produção acadêmica. É possível mencionar a submissão de 5 (cinco) trabalhos acadêmicos para eventos especializados na área da educação, a elaboração de um sinalário (Sinalário é o conjunto de expressões que compõe o léxico de uma determinada língua de sinais), na área de educação e saúde a ser divulgado nas redes sociais do grupo de estudos em libras GEL e no site da Faculdade Luciano Feijão. Foi possível realizar uma visita a uma organização sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos educativos com crianças surdas. Enquanto gestora de um grupo de estudos é possível identificar desafios e potencialidades no estudo da libras. As potencialidades podem ser exemplificadas via contribuição para uma formação mais integral dos acadêmicos, sensibilização para a temática e as parcerias formadas com instituição de ensino e de saúde de outros estado. Como desafio seria o engajamento dos alunos de outros cursos (administração, arquitetura, engenharia civil) a participarem do GEL. de zootecnia que tem interesse em estabelecer uma parceria institucional com a IES ao qual o GEL pertence."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12689_TB7462_10062024234029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELLYNEUDE DE SOUZA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Celly de Souza"
    "autor_email" => "cellyneude.fernandes@flucianofeijao.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114124
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7462
    "inscrito_id" => 12689
    "titulo" => "OS ATRAVESSAMENTOS DO ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este trabalho busca relatar a experiência de uma professora ouvinte em conduzir um grupo de estudos em língua de sinais, em cursos de bacharelado de uma instituição de ensino superior (IES) privado na região noroeste do estado do Ceará. A pesquisa é qualitativa do tipo relato de experiência e foi conduzida a partir de vivências desenvolvidas nos meses de agosto a dezembro de 2023 e janeiro a maio de 2024. O grupo de estudos tem por objetivo possibilitar que a língua brasileira de sinais - Libras possa ser utilizada por discentes e docentes de comunidades ouvintes em sua prática com os surdos. Nos nove meses de existência o grupo de estudos conseguiu desenvolver atividades relevantes para o aprendizado em libras bem como para a produção acadêmica. É possível mencionar a submissão de 5 (cinco) trabalhos acadêmicos para eventos especializados na área da educação, a elaboração de um sinalário (Sinalário é o conjunto de expressões que compõe o léxico de uma determinada língua de sinais), na área de educação e saúde a ser divulgado nas redes sociais do grupo de estudos em libras GEL e no site da Faculdade Luciano Feijão. Foi possível realizar uma visita a uma organização sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos educativos com crianças surdas. Enquanto gestora de um grupo de estudos é possível identificar desafios e potencialidades no estudo da libras. As potencialidades podem ser exemplificadas via contribuição para uma formação mais integral dos acadêmicos, sensibilização para a temática e as parcerias formadas com instituição de ensino e de saúde de outros estado. Como desafio seria o engajamento dos alunos de outros cursos (administração, arquitetura, engenharia civil) a participarem do GEL. de zootecnia que tem interesse em estabelecer uma parceria institucional com a IES ao qual o GEL pertence."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12689_TB7462_10062024234029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELLYNEUDE DE SOUZA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Celly de Souza"
    "autor_email" => "cellyneude.fernandes@flucianofeijao.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho busca relatar a experiência de uma professora ouvinte em conduzir um grupo de estudos em língua de sinais, em cursos de bacharelado de uma instituição de ensino superior (IES) privado na região noroeste do estado do Ceará. A pesquisa é qualitativa do tipo relato de experiência e foi conduzida a partir de vivências desenvolvidas nos meses de agosto a dezembro de 2023 e janeiro a maio de 2024. O grupo de estudos tem por objetivo possibilitar que a língua brasileira de sinais - Libras possa ser utilizada por discentes e docentes de comunidades ouvintes em sua prática com os surdos. Nos nove meses de existência o grupo de estudos conseguiu desenvolver atividades relevantes para o aprendizado em libras bem como para a produção acadêmica. É possível mencionar a submissão de 5 (cinco) trabalhos acadêmicos para eventos especializados na área da educação, a elaboração de um sinalário (Sinalário é o conjunto de expressões que compõe o léxico de uma determinada língua de sinais), na área de educação e saúde a ser divulgado nas redes sociais do grupo de estudos em libras GEL e no site da Faculdade Luciano Feijão. Foi possível realizar uma visita a uma organização sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos educativos com crianças surdas. Enquanto gestora de um grupo de estudos é possível identificar desafios e potencialidades no estudo da libras. As potencialidades podem ser exemplificadas via contribuição para uma formação mais integral dos acadêmicos, sensibilização para a temática e as parcerias formadas com instituição de ensino e de saúde de outros estado. Como desafio seria o engajamento dos alunos de outros cursos (administração, arquitetura, engenharia civil) a participarem do GEL. de zootecnia que tem interesse em estabelecer uma parceria institucional com a IES ao qual o GEL pertence.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.