Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA DOS PARADIDÁTICOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÕ INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114114
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7450
    "inscrito_id" => 889
    "titulo" => "A LEITURA DOS PARADIDÁTICOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÕ INFANTIL"
    "resumo" => "A literatura infantil afro-brasileira desempenha um papel crucial na formação da identidade negra das crianças, pois contribui para que, independentemente da raça, os educandos encontrem significados de pertença racial nas narrativas e se reconheçam como protagonistas de suas histórias. Diante disso, este estudo investiga como ocorre a construção da autoestima e da identidade negra na primeira infância e como a escola aborda temas como racismo, preconceito e discriminação, visando promover a autoestima das crianças através da leitura de livros paradidáticos afro-brasileiros na Educação Infantil. O objetivo geral do artigo é analisar a utilização de materiais paradidáticos afro-brasileiros em escolas de educação infantil. Optamos por estudar a literatura infantil por entendermos que, assim como o currículo escolar e os materiais didáticos, ela não é neutra e tem o poder de educar e moldar a visão de mundo das crianças (Meireles, 1984; Zilberman, 1990; 2003; Abramovich, 1997; Coelho, 2000). Esta pesquisa, de caráter interventivo com abordagem diagnóstica, foi realizada por uma pesquisadora em uma instituição pública municipal de São Luís/MA. A pesquisa contou com a participação de seis docentes e envolveu a coleta de dados através do Google Forms, observação de planejamentos e a realização de oficinas teórico-práticas. O objetivo foi colaborar no desenvolvimento de habilidades tanto das crianças quanto dos docentes, utilizando sequências didáticas baseadas em livros paradidáticos como uma estratégia que permite aos educadores explorar diversos conteúdos com diferentes atividades. Os resultados indicam que a utilização de literatura afro-brasileira em contextos educacionais pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da autoestima e no fortalecimento da identidade racial das crianças desde a primeira infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID889_TB7450_27102024084711.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA   SOUSA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritamsfranco84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114114
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7450
    "inscrito_id" => 889
    "titulo" => "A LEITURA DOS PARADIDÁTICOS AFRO-BRASILEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÕ INFANTIL"
    "resumo" => "A literatura infantil afro-brasileira desempenha um papel crucial na formação da identidade negra das crianças, pois contribui para que, independentemente da raça, os educandos encontrem significados de pertença racial nas narrativas e se reconheçam como protagonistas de suas histórias. Diante disso, este estudo investiga como ocorre a construção da autoestima e da identidade negra na primeira infância e como a escola aborda temas como racismo, preconceito e discriminação, visando promover a autoestima das crianças através da leitura de livros paradidáticos afro-brasileiros na Educação Infantil. O objetivo geral do artigo é analisar a utilização de materiais paradidáticos afro-brasileiros em escolas de educação infantil. Optamos por estudar a literatura infantil por entendermos que, assim como o currículo escolar e os materiais didáticos, ela não é neutra e tem o poder de educar e moldar a visão de mundo das crianças (Meireles, 1984; Zilberman, 1990; 2003; Abramovich, 1997; Coelho, 2000). Esta pesquisa, de caráter interventivo com abordagem diagnóstica, foi realizada por uma pesquisadora em uma instituição pública municipal de São Luís/MA. A pesquisa contou com a participação de seis docentes e envolveu a coleta de dados através do Google Forms, observação de planejamentos e a realização de oficinas teórico-práticas. O objetivo foi colaborar no desenvolvimento de habilidades tanto das crianças quanto dos docentes, utilizando sequências didáticas baseadas em livros paradidáticos como uma estratégia que permite aos educadores explorar diversos conteúdos com diferentes atividades. Os resultados indicam que a utilização de literatura afro-brasileira em contextos educacionais pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da autoestima e no fortalecimento da identidade racial das crianças desde a primeira infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID889_TB7450_27102024084711.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA   SOUSA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritamsfranco84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura infantil afro-brasileira desempenha um papel crucial na formação da identidade negra das crianças, pois contribui para que, independentemente da raça, os educandos encontrem significados de pertença racial nas narrativas e se reconheçam como protagonistas de suas histórias. Diante disso, este estudo investiga como ocorre a construção da autoestima e da identidade negra na primeira infância e como a escola aborda temas como racismo, preconceito e discriminação, visando promover a autoestima das crianças através da leitura de livros paradidáticos afro-brasileiros na Educação Infantil. O objetivo geral do artigo é analisar a utilização de materiais paradidáticos afro-brasileiros em escolas de educação infantil. Optamos por estudar a literatura infantil por entendermos que, assim como o currículo escolar e os materiais didáticos, ela não é neutra e tem o poder de educar e moldar a visão de mundo das crianças (Meireles, 1984; Zilberman, 1990; 2003; Abramovich, 1997; Coelho, 2000). Esta pesquisa, de caráter interventivo com abordagem diagnóstica, foi realizada por uma pesquisadora em uma instituição pública municipal de São Luís/MA. A pesquisa contou com a participação de seis docentes e envolveu a coleta de dados através do Google Forms, observação de planejamentos e a realização de oficinas teórico-práticas. O objetivo foi colaborar no desenvolvimento de habilidades tanto das crianças quanto dos docentes, utilizando sequências didáticas baseadas em livros paradidáticos como uma estratégia que permite aos educadores explorar diversos conteúdos com diferentes atividades. Os resultados indicam que a utilização de literatura afro-brasileira em contextos educacionais pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da autoestima e no fortalecimento da identidade racial das crianças desde a primeira infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.