Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AGENDA INTERNACIONAL 2030 EM EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114073
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7396
    "inscrito_id" => 18034
    "titulo" => "AGENDA INTERNACIONAL 2030 EM EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho, uma tese em andamento, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa intitulada de Educação, Sociedade e Processos Formativos, tem como título “Agenda Internacional 2030 em Educação e Governamentalidade”. Visa responder: (i) como se pode pensar a Agenda 2030 em Educação como (nova) forma de governamentalidade? (ii) qual racionalidade sustenta o discurso da Agenda 2030 em Educação?;; e (iii) Como a Agenda 2030 em Educação constrói o discurso de qualidade em Educação. Como hipótese, nota-se que tal discurso em torno da educação permanece dentro da lógica de acumulação de capital em um contexto de crescimento econômico, e que se sobrepõe fortemente à educação. A justificativa é que, talvez, seja possível pensar na educação brasileira, uma (nova) forma de governamentalidade. O objetivo geral é problematizar os documentos da Agenda 2030 em Educação como nova forma de governamentalidade. Assim, utilizando a ferramenta conceitual de análise da governamentalidade, de Foucault, a partir de uma analítica discursiva, o intento é problematizar como as relações de poder-saber e as artes de governamento contribuirão para edificar opiniões e perspectivas dos sujeitos na educação, e como a Agenda 2030 para a Educação transpassam discursivamente esses sujeitos na elaboração de suas subjetividades. Como aporte teórico, este trabalho tem os estudos foucaultianos, particularmente, as ferramentas teóricas da governamentalidade e biopolítica. E a metodologia se caracteriza como qualitativa, documental, bibliográfica, com a utilização dos instrumentos de acesso a banco de dados e legislação juntos aos sites oficiais, nacionais e internacionais. Espera-se, como resultados, que a pesquisa possa elucidar a racionalidade que sustenta o discurso da Agenda enquanto nova forma de governamentalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID18034_TB7396_25062024183023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO SOUZA DELLOVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DELLOVA"
    "autor_email" => "renatodellova@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114073
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7396
    "inscrito_id" => 18034
    "titulo" => "AGENDA INTERNACIONAL 2030 EM EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho, uma tese em andamento, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa intitulada de Educação, Sociedade e Processos Formativos, tem como título “Agenda Internacional 2030 em Educação e Governamentalidade”. Visa responder: (i) como se pode pensar a Agenda 2030 em Educação como (nova) forma de governamentalidade? (ii) qual racionalidade sustenta o discurso da Agenda 2030 em Educação?;; e (iii) Como a Agenda 2030 em Educação constrói o discurso de qualidade em Educação. Como hipótese, nota-se que tal discurso em torno da educação permanece dentro da lógica de acumulação de capital em um contexto de crescimento econômico, e que se sobrepõe fortemente à educação. A justificativa é que, talvez, seja possível pensar na educação brasileira, uma (nova) forma de governamentalidade. O objetivo geral é problematizar os documentos da Agenda 2030 em Educação como nova forma de governamentalidade. Assim, utilizando a ferramenta conceitual de análise da governamentalidade, de Foucault, a partir de uma analítica discursiva, o intento é problematizar como as relações de poder-saber e as artes de governamento contribuirão para edificar opiniões e perspectivas dos sujeitos na educação, e como a Agenda 2030 para a Educação transpassam discursivamente esses sujeitos na elaboração de suas subjetividades. Como aporte teórico, este trabalho tem os estudos foucaultianos, particularmente, as ferramentas teóricas da governamentalidade e biopolítica. E a metodologia se caracteriza como qualitativa, documental, bibliográfica, com a utilização dos instrumentos de acesso a banco de dados e legislação juntos aos sites oficiais, nacionais e internacionais. Espera-se, como resultados, que a pesquisa possa elucidar a racionalidade que sustenta o discurso da Agenda enquanto nova forma de governamentalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID18034_TB7396_25062024183023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO SOUZA DELLOVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DELLOVA"
    "autor_email" => "renatodellova@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho, uma tese em andamento, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa intitulada de Educação, Sociedade e Processos Formativos, tem como título “Agenda Internacional 2030 em Educação e Governamentalidade”. Visa responder: (i) como se pode pensar a Agenda 2030 em Educação como (nova) forma de governamentalidade? (ii) qual racionalidade sustenta o discurso da Agenda 2030 em Educação?;; e (iii) Como a Agenda 2030 em Educação constrói o discurso de qualidade em Educação. Como hipótese, nota-se que tal discurso em torno da educação permanece dentro da lógica de acumulação de capital em um contexto de crescimento econômico, e que se sobrepõe fortemente à educação. A justificativa é que, talvez, seja possível pensar na educação brasileira, uma (nova) forma de governamentalidade. O objetivo geral é problematizar os documentos da Agenda 2030 em Educação como nova forma de governamentalidade. Assim, utilizando a ferramenta conceitual de análise da governamentalidade, de Foucault, a partir de uma analítica discursiva, o intento é problematizar como as relações de poder-saber e as artes de governamento contribuirão para edificar opiniões e perspectivas dos sujeitos na educação, e como a Agenda 2030 para a Educação transpassam discursivamente esses sujeitos na elaboração de suas subjetividades. Como aporte teórico, este trabalho tem os estudos foucaultianos, particularmente, as ferramentas teóricas da governamentalidade e biopolítica. E a metodologia se caracteriza como qualitativa, documental, bibliográfica, com a utilização dos instrumentos de acesso a banco de dados e legislação juntos aos sites oficiais, nacionais e internacionais. Espera-se, como resultados, que a pesquisa possa elucidar a racionalidade que sustenta o discurso da Agenda enquanto nova forma de governamentalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.