Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER, FÍSICA CINEMÁTICA E DESIGN THINKING: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114005 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7308 "inscrito_id" => 16815 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER, FÍSICA CINEMÁTICA E DESIGN THINKING: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "O presente artigo propõe uma abordagem interdisciplinar entre a temática maker, o ensino de física com enfoque em cinemática e o pensamento de Design Thinking. A síntese do trabalho envolve a integração desses três elementos, visando promover uma educação mais engajadora e significativa para os estudantes. O referencial teórico-metodológico adotado contempla a interseção entre a cultura maker de Papert, os princípios da física cinemática e as estratégias do design thinking proposto por Tim Brown, buscando potencializar a aprendizagem por meio da prática, da experimentação e da resolução de problemas.O presente artigo propõe uma abordagem interdisciplinar entre a temática maker, o ensino de física com enfoque em cinemática e o pensamento de Design Thinking. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16815_TB7308_22062024093707.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYLLY PETERSON FERNANDES LIMA" "autor_nome_curto" => "Peterson" "autor_email" => "fisicanatural@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114005 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7308 "inscrito_id" => 16815 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER, FÍSICA CINEMÁTICA E DESIGN THINKING: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "O presente artigo propõe uma abordagem interdisciplinar entre a temática maker, o ensino de física com enfoque em cinemática e o pensamento de Design Thinking. A síntese do trabalho envolve a integração desses três elementos, visando promover uma educação mais engajadora e significativa para os estudantes. O referencial teórico-metodológico adotado contempla a interseção entre a cultura maker de Papert, os princípios da física cinemática e as estratégias do design thinking proposto por Tim Brown, buscando potencializar a aprendizagem por meio da prática, da experimentação e da resolução de problemas.O presente artigo propõe uma abordagem interdisciplinar entre a temática maker, o ensino de física com enfoque em cinemática e o pensamento de Design Thinking. " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16815_TB7308_22062024093707.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYLLY PETERSON FERNANDES LIMA" "autor_nome_curto" => "Peterson" "autor_email" => "fisicanatural@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo propõe uma abordagem interdisciplinar entre a temática maker, o ensino de física com enfoque em cinemática e o pensamento de Design Thinking. A síntese do trabalho envolve a integração desses três elementos, visando promover uma educação mais engajadora e significativa para os estudantes. O referencial teórico-metodológico adotado contempla a interseção entre a cultura maker de Papert, os princípios da física cinemática e as estratégias do design thinking proposto por Tim Brown, buscando potencializar a aprendizagem por meio da prática, da experimentação e da resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.