Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 2O ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SPAECE 2023 – O QUE OS DADOS NOS APONTAM?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113894
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7157
    "inscrito_id" => 17664
    "titulo" => "O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 2O ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SPAECE 2023 – O QUE OS DADOS NOS APONTAM?"
    "resumo" => "Nesta exposição trazemos estudo empírico com os dados levantados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, referentes aos estudantes das escolas públicas municipais de Fortaleza matriculados no 2o ano do ensino fundamental do Distrito de Educação 6 e que realizaram a avaliação da alfabetização em 2023. A análise considerou o resultado do SPAECE ALFA 2023 dos estudantes em Língua Portuguesa. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa. Nosso estudo utilizou a técnica estatística de análise de regressão linear tendo como variáveis dependente os resultados do SPAECE ALFA 2023 e variável independente construídas com base na média dos percentuais de acertos das Avaliações Diagnósticas de Rede realizadas ao longo do Ano Letivo de 2023. Os resultados apontam que os percentuais de acerto médio nas ADR influenciaram no comportamento da proficiência em Língua Portuguesa do SPAECE ALFA. As escolas com os menores percentuais de acertos estão mais propensas ao desempenho insuficiente na proficiência em Língua Portuguesa. Tais resultados apontam para a necessidade de a comunidade escolar pensar em estratégias pedagógicas que promovam e garantam aprendizagem, a partir da interpretação dos dados gerados pelo Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental - SAEF numa tentativa de alcançar melhoria na taxa de alfabetização ao término do 2º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17664_TB7157_08102024194258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA BIANCA DE SOUZA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA BIANCA"
    "autor_email" => "karlabianca.souza@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113894
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7157
    "inscrito_id" => 17664
    "titulo" => "O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 2O ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SPAECE 2023 – O QUE OS DADOS NOS APONTAM?"
    "resumo" => "Nesta exposição trazemos estudo empírico com os dados levantados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, referentes aos estudantes das escolas públicas municipais de Fortaleza matriculados no 2o ano do ensino fundamental do Distrito de Educação 6 e que realizaram a avaliação da alfabetização em 2023. A análise considerou o resultado do SPAECE ALFA 2023 dos estudantes em Língua Portuguesa. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa. Nosso estudo utilizou a técnica estatística de análise de regressão linear tendo como variáveis dependente os resultados do SPAECE ALFA 2023 e variável independente construídas com base na média dos percentuais de acertos das Avaliações Diagnósticas de Rede realizadas ao longo do Ano Letivo de 2023. Os resultados apontam que os percentuais de acerto médio nas ADR influenciaram no comportamento da proficiência em Língua Portuguesa do SPAECE ALFA. As escolas com os menores percentuais de acertos estão mais propensas ao desempenho insuficiente na proficiência em Língua Portuguesa. Tais resultados apontam para a necessidade de a comunidade escolar pensar em estratégias pedagógicas que promovam e garantam aprendizagem, a partir da interpretação dos dados gerados pelo Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental - SAEF numa tentativa de alcançar melhoria na taxa de alfabetização ao término do 2º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17664_TB7157_08102024194258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA BIANCA DE SOUZA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA BIANCA"
    "autor_email" => "karlabianca.souza@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nesta exposição trazemos estudo empírico com os dados levantados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, referentes aos estudantes das escolas públicas municipais de Fortaleza matriculados no 2o ano do ensino fundamental do Distrito de Educação 6 e que realizaram a avaliação da alfabetização em 2023. A análise considerou o resultado do SPAECE ALFA 2023 dos estudantes em Língua Portuguesa. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa. Nosso estudo utilizou a técnica estatística de análise de regressão linear tendo como variáveis dependente os resultados do SPAECE ALFA 2023 e variável independente construídas com base na média dos percentuais de acertos das Avaliações Diagnósticas de Rede realizadas ao longo do Ano Letivo de 2023. Os resultados apontam que os percentuais de acerto médio nas ADR influenciaram no comportamento da proficiência em Língua Portuguesa do SPAECE ALFA. As escolas com os menores percentuais de acertos estão mais propensas ao desempenho insuficiente na proficiência em Língua Portuguesa. Tais resultados apontam para a necessidade de a comunidade escolar pensar em estratégias pedagógicas que promovam e garantam aprendizagem, a partir da interpretação dos dados gerados pelo Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental - SAEF numa tentativa de alcançar melhoria na taxa de alfabetização ao término do 2º ano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.