Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO COOPERATIVO DE ALUNOS DA MODALIDADE EJA EM RELAÇÃO A HÁBITOS DESCRITOS NO LIVRO “VENCENDO A COMPETIÇÃO”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113881
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7139
    "inscrito_id" => 17772
    "titulo" => "ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO COOPERATIVO DE ALUNOS DA MODALIDADE EJA EM RELAÇÃO A HÁBITOS DESCRITOS NO LIVRO “VENCENDO A COMPETIÇÃO”"
    "resumo" => "Este artigo analisa o uso de um jogo cooperativo desenvolvido para ensinar o conteúdo de modelos atômicos na disciplina de química para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) localizada em Assu-RN. O referencial teórico será baseado principalmente nos estudos descritos por Terry Orlick em seu livro “Vencendo a Competição”, onde serão explorados os comportamentos cooperativos observados nos alunos da modalidade EJA com o jogo de química em comparação com os comportamentos estudados e descritos por Orlick em seu livro, sendo assim, utilizado o método de pesquisa qualitativa observacional. Os resultados mostram principalmente uma recepção positiva ao jogo, onde foi possível auxiliar na compreensão do conteúdo da disciplina de química, mesmo com o lado cooperativo sendo pouco exercitado e explorado em jogos mais conhecidos e tradicionais, e com isso, foi possível observar e relacionar hábitos observados e descritos no livro “Vencendo a Competição” com comportamentos vistos nos discentes ao ter contato com a metodologia focada na cooperação. Em conclusão, os estudos de Orlick nos mostram comportamentos cooperativos que são realizados de forma natural e instintiva e a pesquisa observa que essas ações ainda podem estar presentes atualmente se exercitadas de forma correta, e além de tudo, podem estar presentes na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17772_TB7139_27102024220458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN PEIXOTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN"
    "autor_email" => "willian.peixoto@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113881
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7139
    "inscrito_id" => 17772
    "titulo" => "ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO COOPERATIVO DE ALUNOS DA MODALIDADE EJA EM RELAÇÃO A HÁBITOS DESCRITOS NO LIVRO “VENCENDO A COMPETIÇÃO”"
    "resumo" => "Este artigo analisa o uso de um jogo cooperativo desenvolvido para ensinar o conteúdo de modelos atômicos na disciplina de química para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) localizada em Assu-RN. O referencial teórico será baseado principalmente nos estudos descritos por Terry Orlick em seu livro “Vencendo a Competição”, onde serão explorados os comportamentos cooperativos observados nos alunos da modalidade EJA com o jogo de química em comparação com os comportamentos estudados e descritos por Orlick em seu livro, sendo assim, utilizado o método de pesquisa qualitativa observacional. Os resultados mostram principalmente uma recepção positiva ao jogo, onde foi possível auxiliar na compreensão do conteúdo da disciplina de química, mesmo com o lado cooperativo sendo pouco exercitado e explorado em jogos mais conhecidos e tradicionais, e com isso, foi possível observar e relacionar hábitos observados e descritos no livro “Vencendo a Competição” com comportamentos vistos nos discentes ao ter contato com a metodologia focada na cooperação. Em conclusão, os estudos de Orlick nos mostram comportamentos cooperativos que são realizados de forma natural e instintiva e a pesquisa observa que essas ações ainda podem estar presentes atualmente se exercitadas de forma correta, e além de tudo, podem estar presentes na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17772_TB7139_27102024220458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN PEIXOTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN"
    "autor_email" => "willian.peixoto@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo analisa o uso de um jogo cooperativo desenvolvido para ensinar o conteúdo de modelos atômicos na disciplina de química para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) localizada em Assu-RN. O referencial teórico será baseado principalmente nos estudos descritos por Terry Orlick em seu livro “Vencendo a Competição”, onde serão explorados os comportamentos cooperativos observados nos alunos da modalidade EJA com o jogo de química em comparação com os comportamentos estudados e descritos por Orlick em seu livro, sendo assim, utilizado o método de pesquisa qualitativa observacional. Os resultados mostram principalmente uma recepção positiva ao jogo, onde foi possível auxiliar na compreensão do conteúdo da disciplina de química, mesmo com o lado cooperativo sendo pouco exercitado e explorado em jogos mais conhecidos e tradicionais, e com isso, foi possível observar e relacionar hábitos observados e descritos no livro “Vencendo a Competição” com comportamentos vistos nos discentes ao ter contato com a metodologia focada na cooperação. Em conclusão, os estudos de Orlick nos mostram comportamentos cooperativos que são realizados de forma natural e instintiva e a pesquisa observa que essas ações ainda podem estar presentes atualmente se exercitadas de forma correta, e além de tudo, podem estar presentes na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.