Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA MUSICALIDADE DA CAPOEIRA ANGOLA COMO PROPOSTA DE PROJETO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113871
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7127
    "inscrito_id" => 16799
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MUSICALIDADE DA CAPOEIRA ANGOLA COMO PROPOSTA DE PROJETO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A educação para as relações étnico-raciais na escola é um fato legal, mas parece ainda não ser legítimo diante da totalidade dos componentes que constituem o atual currículo da Educação Básica. De forma ampliada, discutir essa temática permite a transversalidade dos conhecimentos, a construção de novas dinâmicas na sala de aula e a constituição dos saberes escolares para além das dimensões voltadas exclusivamente às Ciências Humanas e Aplicadas. Nesse sentido, busca-se como objetivo explorar uma proposta pedagógica fundamentada em projeto de aprendizagem para trabalhar a Lei n. 10.639/03 através da interdisciplinaridade entre a musicalidade da Capoeira Angola e a Educação Ambiental, em uma tentativa de inovação e aproximação pedagógica dos componentes curriculares Educação Física e Biologia, ao mesmo tempo em que procura auxiliar no combate ao racismo e na promoção de uma reflexão sobre o respeito às diferenças e da ética ambiental no contexto escolar. Através de uma abordagem teórica e propositiva, em um estudo de revisão qualitativo e exploratório, são relacionados temas cantados pelos antigos mestres de Capoeira com a temática da Educação Ambiental, explicitando tanto um elemento da cultura afro-brasileira aos alunos quanto a necessidade de um redimensionamento nas práticas e na formação pedagógica dos professores das áreas envolvidas. Com essa proposta de aprendizagem, há uma tentativa de estabelecer diálogos transversais e interdisciplinares no Ensino Médio tendo como base pedagógica as questões ambientais sob a ótica das contribuições históricas, sociais e culturais relacionadas à cultura negra no Brasil"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16799_TB7127_10062024210134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO BEZERRA"
    "autor_email" => "fabio.mb1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113871
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7127
    "inscrito_id" => 16799
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MUSICALIDADE DA CAPOEIRA ANGOLA COMO PROPOSTA DE PROJETO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A educação para as relações étnico-raciais na escola é um fato legal, mas parece ainda não ser legítimo diante da totalidade dos componentes que constituem o atual currículo da Educação Básica. De forma ampliada, discutir essa temática permite a transversalidade dos conhecimentos, a construção de novas dinâmicas na sala de aula e a constituição dos saberes escolares para além das dimensões voltadas exclusivamente às Ciências Humanas e Aplicadas. Nesse sentido, busca-se como objetivo explorar uma proposta pedagógica fundamentada em projeto de aprendizagem para trabalhar a Lei n. 10.639/03 através da interdisciplinaridade entre a musicalidade da Capoeira Angola e a Educação Ambiental, em uma tentativa de inovação e aproximação pedagógica dos componentes curriculares Educação Física e Biologia, ao mesmo tempo em que procura auxiliar no combate ao racismo e na promoção de uma reflexão sobre o respeito às diferenças e da ética ambiental no contexto escolar. Através de uma abordagem teórica e propositiva, em um estudo de revisão qualitativo e exploratório, são relacionados temas cantados pelos antigos mestres de Capoeira com a temática da Educação Ambiental, explicitando tanto um elemento da cultura afro-brasileira aos alunos quanto a necessidade de um redimensionamento nas práticas e na formação pedagógica dos professores das áreas envolvidas. Com essa proposta de aprendizagem, há uma tentativa de estabelecer diálogos transversais e interdisciplinares no Ensino Médio tendo como base pedagógica as questões ambientais sob a ótica das contribuições históricas, sociais e culturais relacionadas à cultura negra no Brasil"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16799_TB7127_10062024210134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO BEZERRA"
    "autor_email" => "fabio.mb1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação para as relações étnico-raciais na escola é um fato legal, mas parece ainda não ser legítimo diante da totalidade dos componentes que constituem o atual currículo da Educação Básica. De forma ampliada, discutir essa temática permite a transversalidade dos conhecimentos, a construção de novas dinâmicas na sala de aula e a constituição dos saberes escolares para além das dimensões voltadas exclusivamente às Ciências Humanas e Aplicadas. Nesse sentido, busca-se como objetivo explorar uma proposta pedagógica fundamentada em projeto de aprendizagem para trabalhar a Lei n. 10.639/03 através da interdisciplinaridade entre a musicalidade da Capoeira Angola e a Educação Ambiental, em uma tentativa de inovação e aproximação pedagógica dos componentes curriculares Educação Física e Biologia, ao mesmo tempo em que procura auxiliar no combate ao racismo e na promoção de uma reflexão sobre o respeito às diferenças e da ética ambiental no contexto escolar. Através de uma abordagem teórica e propositiva, em um estudo de revisão qualitativo e exploratório, são relacionados temas cantados pelos antigos mestres de Capoeira com a temática da Educação Ambiental, explicitando tanto um elemento da cultura afro-brasileira aos alunos quanto a necessidade de um redimensionamento nas práticas e na formação pedagógica dos professores das áreas envolvidas. Com essa proposta de aprendizagem, há uma tentativa de estabelecer diálogos transversais e interdisciplinares no Ensino Médio tendo como base pedagógica as questões ambientais sob a ótica das contribuições históricas, sociais e culturais relacionadas à cultura negra no Brasil

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.