FONTENELE, María Auxilene Venancio et al.. Bullying na escola. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113826>. Acesso em: 25/12/2024 09:00
RESUMO O fenômeno conhecido como bullying tem preocupado os profissionais da educação devido seus efeitos que chegam a ser danosos para a comunidade escolar. O bullying é um tipo de comportamento em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer através de brincadeiras que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar. É comum nos depararmos com situações de bullying prejudicando a aprendizagem e qualidade de vida de todos que vivem no ambiente escolar. Esse trabalho se justifica pela necessidade de dialogar sobre o assunto e gerar reflexões que sensibilize os estudantes para uma cultura de enfrentamento ao bullying. A metodologia adotada é pautada no relato de experiência a partir de intervenções realizadas na sala de vídeo com estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, onde são extraídos recortes das discussões de momentos vivenciados com as turmas. As intervenções tem por objetivo dar continuidade a um trabalho que teve início no ano de 2023. Em virtude das demandas sobre os casos de bullying serem recorrentes nas escolas, percebeu-se a necessidade de fortalecer as ações em torno da temática para identificar os sinais e promover o enfrentamento e prevenção no ambiente escolar.