Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONDIÇÕES DE VIDA DOS ESTUDANTES NO IFRN À LUZ DA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA NO SUAP

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O referido estudo versa sobre a investigação das necessidades sociais apresentadas pelos estudantes caracterizados ingressos nos cursos do ensino técnico integrado em 2024.1 no campus Natal Centro Histórico do IFRN – cursos de Lazer, Multimídia e Design Gráfico, a partir das informações obtidas na Caracterização Socioeconômica no Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP. É uma pesquisa de natureza qualitativa que envolve a análise de dados quantitativos. Trata-se de uma pesquisa documental que encontra-se em fase de revisão de literatura através da consulta aos documentos oficiais, periódicos científicos, bancos de teses e dissertações. A priori houve a sistematização do perfil dos estudantes com a coleta de informações obtidas no Relatório da Caracterização Socioeconômica. Foram 130 estudantes caracterizados, adolescentes e jovens de classes populares, com 95,38% (124), na faixa etária de 15 a 17 anos, predominando a população do sexo feminino em 56,92%. São famílias chefiadas por mulheres, com a grande maioria inseridas em atividades informais no mundo do trabalho, portanto, sem garantia de previdência social. No que se refere a renda per capita, 63,08% dos estudantes possuem até ½ salário-mínimo, corresponde a 82 alunos do universo de 130 alunos caracterizados. Apenas 06 estudantes declararam ter necessidades educacionais especiais, 80,77% (105) residem no município de Natal/RN, 71,54% (93) são usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. No indicador de raça, 89 estudantes declararam pardos e 13 negros. O objetivo é resultar num plano de trabalho de práticas interventivas para a equipe multidisciplinar da Coordenação de Atividades Estudantis (COAES) composta por médicos, técnicas em enfermagem, psicólogas, dentista, nutricionista e assistentes sociais. É fundamental o trabalho desta equipe, principalmente em defesa de uma educação pública, laica e de qualidade, na construção de um Plano de Ação, para a permanência e êxito dos estudantes, num diálogo com o ensino, pesquisa e extensão.

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