ROSA, Mariana Camilo Medeiros et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113625>. Acesso em: 23/11/2024 14:26
O presente trabalho é um relato de experiência sobre a construção da história infantil intitulada “Menina Brincante”, idealizada para o público infantil com intuito de educar sobre a igualdade de gênero e sobre o brinquedo popular Cavalo Marinho. Baseada na biografia da Mestra Nice Teles (Cavalo Marinho Estrela Brilhante – Condado/PE), e escrito para a criação cênica do Grupo de Teatro Obá (João Pessoa – PB), a história conta a jornada de Junina, uma menina que foi impedida de brincar cavalo marinho por seu gênero, e enfrentou desafios até conseguir participar. Com referencial teórico na educação como prática da liberdade (hooks, 1994), na pedagogia para autonomia (Freire, 1996), na dramaturgia da brincadeira (Laranjeira, 2013) e no método canavial (Oliveira, 2008) e nos fundamentos da contação de histórias (Machado, 2004), o artigo demonstra quais as fontes biográficas, históricas e culturais foram utilizadas para a construção textual que tem como tema central o protagonismo feminino na cultura popular, perpassando pelo recorte de construção dramatúrgica para a contação de história e público infantil. Conclui que o texto elaborado a partir do Cavalo Marinho tem potencial pedagógico em educação popular sobre a não-discriminação com base em gênero e identidade cultural e que é preciso incentivar a interrelação entre a literatura, o teatro e a cultura popular na educação infantil.