Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIFICAÇÃO DO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA: EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA FREIRIANA E INTEGRAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOB A ABORDAGEM CTSA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113567
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6687
    "inscrito_id" => 3507
    "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA: EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA FREIRIANA E INTEGRAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOB A ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "No ensino de Química, diversas pesquisas sugerem a integração entre os pressupostos freirianos e as questões sociocientíficas, dentro da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade Ambiente (CTSA). Contudo, estudos sobre a identificação do Tema Gerador ainda são escassos. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da Investigação Temática para a promoção do letramento científico dos alunos, ao articular a Educação Problematizadora com questões sociocientíficas, sob a abordagem CTSA, no contexto do ensino de Química na Educação Básica. Utilizando uma abordagem qualitativa, esse estudo foi realizado com educandos da segunda série do Ensino Médio de um Colégio da Rede Marista. Uma sequência de atividades foi estruturada a partir das etapas da Investigação Temática. Este estudo destaca a importância da integração entre o conhecimento científico e as dimensões sociais, pois os resultados revelam que a identificação do Tema Gerador “O Descarte de Lixo Eletrônico” se deu através do conhecimento da realidade dos estudantes (Estudo da Realidade), da compreensão das diversas contradições articuladas (Rede Temática) e do desvelamento dessas contradições (Círculos de Cultura) e do desenvolvimento da sequência didática (Trabalho em sala de aula). Essa abordagem, portanto, permite que os educandos tenham acesso a uma educação emancipatória, habilitando-os a tomar decisões informadas e desenvolver uma consciência crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3507_TB6687_09062024222735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILSON ANTONIO"
    "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113567
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6687
    "inscrito_id" => 3507
    "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA: EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA FREIRIANA E INTEGRAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOB A ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "No ensino de Química, diversas pesquisas sugerem a integração entre os pressupostos freirianos e as questões sociocientíficas, dentro da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade Ambiente (CTSA). Contudo, estudos sobre a identificação do Tema Gerador ainda são escassos. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da Investigação Temática para a promoção do letramento científico dos alunos, ao articular a Educação Problematizadora com questões sociocientíficas, sob a abordagem CTSA, no contexto do ensino de Química na Educação Básica. Utilizando uma abordagem qualitativa, esse estudo foi realizado com educandos da segunda série do Ensino Médio de um Colégio da Rede Marista. Uma sequência de atividades foi estruturada a partir das etapas da Investigação Temática. Este estudo destaca a importância da integração entre o conhecimento científico e as dimensões sociais, pois os resultados revelam que a identificação do Tema Gerador “O Descarte de Lixo Eletrônico” se deu através do conhecimento da realidade dos estudantes (Estudo da Realidade), da compreensão das diversas contradições articuladas (Rede Temática) e do desvelamento dessas contradições (Círculos de Cultura) e do desenvolvimento da sequência didática (Trabalho em sala de aula). Essa abordagem, portanto, permite que os educandos tenham acesso a uma educação emancipatória, habilitando-os a tomar decisões informadas e desenvolver uma consciência crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3507_TB6687_09062024222735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILSON ANTONIO"
    "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No ensino de Química, diversas pesquisas sugerem a integração entre os pressupostos freirianos e as questões sociocientíficas, dentro da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade Ambiente (CTSA). Contudo, estudos sobre a identificação do Tema Gerador ainda são escassos. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da Investigação Temática para a promoção do letramento científico dos alunos, ao articular a Educação Problematizadora com questões sociocientíficas, sob a abordagem CTSA, no contexto do ensino de Química na Educação Básica. Utilizando uma abordagem qualitativa, esse estudo foi realizado com educandos da segunda série do Ensino Médio de um Colégio da Rede Marista. Uma sequência de atividades foi estruturada a partir das etapas da Investigação Temática. Este estudo destaca a importância da integração entre o conhecimento científico e as dimensões sociais, pois os resultados revelam que a identificação do Tema Gerador “O Descarte de Lixo Eletrônico” se deu através do conhecimento da realidade dos estudantes (Estudo da Realidade), da compreensão das diversas contradições articuladas (Rede Temática) e do desvelamento dessas contradições (Círculos de Cultura) e do desenvolvimento da sequência didática (Trabalho em sala de aula). Essa abordagem, portanto, permite que os educandos tenham acesso a uma educação emancipatória, habilitando-os a tomar decisões informadas e desenvolver uma consciência crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.