Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE DO ENSINO DE GENÉTICA POR MEIO DE UMA PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113435
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6510
    "inscrito_id" => 5073
    "titulo" => "A LUDICIDADE DO ENSINO DE GENÉTICA POR MEIO DE UMA PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA"
    "resumo" => "A Genética é uma área do conhecimento que possui uma relação direta com o cotidiano em virtude da massiva divulgação dos seus conceitos nos meios de comunicação, no entanto, não é compreendida, em virtude de seus termos de difícil assimilação, práticas pedagógicas tradicionais e pelo abstrato ao aluno, influenciando na falta de empenho para aprender. A prática da extração do DNA da banana desenvolve nos alunos a compreensão da importância da química e da biologia, ressaltando o papel crucial da ciência e da tecnologia na sociedade. O objetivo deste trabalho é extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético a olho nu. Os materiais necessários são: bananas maduras, sacos plásticos, colheres de sopa e de chá, sal de cozinha, detergente, álcool 98%, coadores de café, e protocolos do procedimento. Após o processo ser feito, em cerca de três minutos, o DNA precipita na interfase e pode ser visualizado. Os resultados mostraram que a atividade experimental possibilitou uma compreensão prática dos conceitos teóricos de genética. Na primeira etapa, houve a destruição da parede celular da célula, aumentando a superfície de contato com os reagentes, e quando entrou em contato com o detergente, a membrana da célula da célula foi dissolvida, além de desintegrar os núcleos e cromossomos das células vegetais, na segunda, com a adição do sal de cozinha, proporcionou um ambiente favorável, pois libera cargas positivas que neutralizam a carga negativa do DNA, a terceira etapa, onde o álcool gelado, tornou a solução heterogênea em um ambiente salino, fazendo com que as moléculas de DNA juntem-se formando uma massa filamentosa esbranquiçada. Diante do exposto, a aula prática demonstrou que o ensino experimental de biologia é essencial para engajar os alunos e contribui significativamente para uma exposição diferenciada e complementar dos assuntos de Genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5073_TB6510_28102024212517.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "joseefilhoo649@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113435
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6510
    "inscrito_id" => 5073
    "titulo" => "A LUDICIDADE DO ENSINO DE GENÉTICA POR MEIO DE UMA PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA"
    "resumo" => "A Genética é uma área do conhecimento que possui uma relação direta com o cotidiano em virtude da massiva divulgação dos seus conceitos nos meios de comunicação, no entanto, não é compreendida, em virtude de seus termos de difícil assimilação, práticas pedagógicas tradicionais e pelo abstrato ao aluno, influenciando na falta de empenho para aprender. A prática da extração do DNA da banana desenvolve nos alunos a compreensão da importância da química e da biologia, ressaltando o papel crucial da ciência e da tecnologia na sociedade. O objetivo deste trabalho é extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético a olho nu. Os materiais necessários são: bananas maduras, sacos plásticos, colheres de sopa e de chá, sal de cozinha, detergente, álcool 98%, coadores de café, e protocolos do procedimento. Após o processo ser feito, em cerca de três minutos, o DNA precipita na interfase e pode ser visualizado. Os resultados mostraram que a atividade experimental possibilitou uma compreensão prática dos conceitos teóricos de genética. Na primeira etapa, houve a destruição da parede celular da célula, aumentando a superfície de contato com os reagentes, e quando entrou em contato com o detergente, a membrana da célula da célula foi dissolvida, além de desintegrar os núcleos e cromossomos das células vegetais, na segunda, com a adição do sal de cozinha, proporcionou um ambiente favorável, pois libera cargas positivas que neutralizam a carga negativa do DNA, a terceira etapa, onde o álcool gelado, tornou a solução heterogênea em um ambiente salino, fazendo com que as moléculas de DNA juntem-se formando uma massa filamentosa esbranquiçada. Diante do exposto, a aula prática demonstrou que o ensino experimental de biologia é essencial para engajar os alunos e contribui significativamente para uma exposição diferenciada e complementar dos assuntos de Genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5073_TB6510_28102024212517.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "joseefilhoo649@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Genética é uma área do conhecimento que possui uma relação direta com o cotidiano em virtude da massiva divulgação dos seus conceitos nos meios de comunicação, no entanto, não é compreendida, em virtude de seus termos de difícil assimilação, práticas pedagógicas tradicionais e pelo abstrato ao aluno, influenciando na falta de empenho para aprender. A prática da extração do DNA da banana desenvolve nos alunos a compreensão da importância da química e da biologia, ressaltando o papel crucial da ciência e da tecnologia na sociedade. O objetivo deste trabalho é extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético a olho nu. Os materiais necessários são: bananas maduras, sacos plásticos, colheres de sopa e de chá, sal de cozinha, detergente, álcool 98%, coadores de café, e protocolos do procedimento. Após o processo ser feito, em cerca de três minutos, o DNA precipita na interfase e pode ser visualizado. Os resultados mostraram que a atividade experimental possibilitou uma compreensão prática dos conceitos teóricos de genética. Na primeira etapa, houve a destruição da parede celular da célula, aumentando a superfície de contato com os reagentes, e quando entrou em contato com o detergente, a membrana da célula da célula foi dissolvida, além de desintegrar os núcleos e cromossomos das células vegetais, na segunda, com a adição do sal de cozinha, proporcionou um ambiente favorável, pois libera cargas positivas que neutralizam a carga negativa do DNA, a terceira etapa, onde o álcool gelado, tornou a solução heterogênea em um ambiente salino, fazendo com que as moléculas de DNA juntem-se formando uma massa filamentosa esbranquiçada. Diante do exposto, a aula prática demonstrou que o ensino experimental de biologia é essencial para engajar os alunos e contribui significativamente para uma exposição diferenciada e complementar dos assuntos de Genética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.