Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA DE EXTENSÃO LUGAR DE CRIAÇÃO: O CONTEXTO DA PESQUISA DE TESE SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA DE GRADUANDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113281
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6296
    "inscrito_id" => 16033
    "titulo" => "PROGRAMA DE EXTENSÃO LUGAR DE CRIAÇÃO: O CONTEXTO DA PESQUISA DE TESE SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA DE GRADUANDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS"
    "resumo" => "Este estudo apresenta dados parciais de uma cartografia sobre o contexto da pesquisa de tese “ Alforge Escridocente: práticas de escrita de docente em formação na licenciatura em Letras - UPE Campus Petrolina. A pesquisa investiga as práticas de escrita de graduandos em formação inicial no curso de Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com foco no contexto do Programa Lugar de Criação (PLC), que é fundamental como espaço de investigação, promovendo práticas de escrita como crônica, conto e poesia com versos livres entre outras. O lugar de criação é fundamental como espaço de investigação de práticas de escrita dos graduandos, proporcionando um contexto que busca inserir a juventude estudantil no universo da criação literária. O objetivo do PLC é contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes através de atividades propostas e desenvolvidas semanalmente nos encontros formativos, promovendo reflexões sobre o papel da escrita na formação docente e fortalecendo o curso de Licenciatura em Letras. Os dados parciais coletados indicam que a participação no PLC tem impactos relevantes no fortalecimento das práticas de escrita dos graduandos, propiciando um ambiente que estimula a criatividade na experimentação textual e a reflexão sobre as práticas de escrita e criação. Além disso, são abordados os desafios e potencialidades dessas práticas de escrita no contexto de formação docente e o papel do PLC nesse processo de fabulação. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, são consideradas contribuições de diversos autores, incluindo Michel de Certeau, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, Brian Street, Ferdinand de Saussure, Jacques Derrida, entre outros, para uma melhor compreensão da cartografia desse contexto de investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16033_TB6296_11102024140728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAZARETE ANDRADE MARIANO"
    "autor_nome_curto" => "NAZARETE ANDRAD"
    "autor_email" => "nazarete.mariano@upe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113281
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6296
    "inscrito_id" => 16033
    "titulo" => "PROGRAMA DE EXTENSÃO LUGAR DE CRIAÇÃO: O CONTEXTO DA PESQUISA DE TESE SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA DE GRADUANDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS"
    "resumo" => "Este estudo apresenta dados parciais de uma cartografia sobre o contexto da pesquisa de tese “ Alforge Escridocente: práticas de escrita de docente em formação na licenciatura em Letras - UPE Campus Petrolina. A pesquisa investiga as práticas de escrita de graduandos em formação inicial no curso de Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com foco no contexto do Programa Lugar de Criação (PLC), que é fundamental como espaço de investigação, promovendo práticas de escrita como crônica, conto e poesia com versos livres entre outras. O lugar de criação é fundamental como espaço de investigação de práticas de escrita dos graduandos, proporcionando um contexto que busca inserir a juventude estudantil no universo da criação literária. O objetivo do PLC é contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes através de atividades propostas e desenvolvidas semanalmente nos encontros formativos, promovendo reflexões sobre o papel da escrita na formação docente e fortalecendo o curso de Licenciatura em Letras. Os dados parciais coletados indicam que a participação no PLC tem impactos relevantes no fortalecimento das práticas de escrita dos graduandos, propiciando um ambiente que estimula a criatividade na experimentação textual e a reflexão sobre as práticas de escrita e criação. Além disso, são abordados os desafios e potencialidades dessas práticas de escrita no contexto de formação docente e o papel do PLC nesse processo de fabulação. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, são consideradas contribuições de diversos autores, incluindo Michel de Certeau, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, Brian Street, Ferdinand de Saussure, Jacques Derrida, entre outros, para uma melhor compreensão da cartografia desse contexto de investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16033_TB6296_11102024140728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAZARETE ANDRADE MARIANO"
    "autor_nome_curto" => "NAZARETE ANDRAD"
    "autor_email" => "nazarete.mariano@upe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta dados parciais de uma cartografia sobre o contexto da pesquisa de tese “ Alforge Escridocente: práticas de escrita de docente em formação na licenciatura em Letras - UPE Campus Petrolina. A pesquisa investiga as práticas de escrita de graduandos em formação inicial no curso de Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, com foco no contexto do Programa Lugar de Criação (PLC), que é fundamental como espaço de investigação, promovendo práticas de escrita como crônica, conto e poesia com versos livres entre outras. O lugar de criação é fundamental como espaço de investigação de práticas de escrita dos graduandos, proporcionando um contexto que busca inserir a juventude estudantil no universo da criação literária. O objetivo do PLC é contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes através de atividades propostas e desenvolvidas semanalmente nos encontros formativos, promovendo reflexões sobre o papel da escrita na formação docente e fortalecendo o curso de Licenciatura em Letras. Os dados parciais coletados indicam que a participação no PLC tem impactos relevantes no fortalecimento das práticas de escrita dos graduandos, propiciando um ambiente que estimula a criatividade na experimentação textual e a reflexão sobre as práticas de escrita e criação. Além disso, são abordados os desafios e potencialidades dessas práticas de escrita no contexto de formação docente e o papel do PLC nesse processo de fabulação. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, são consideradas contribuições de diversos autores, incluindo Michel de Certeau, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, Brian Street, Ferdinand de Saussure, Jacques Derrida, entre outros, para uma melhor compreensão da cartografia desse contexto de investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.