Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113042
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5925
    "inscrito_id" => 15572
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15572_TB5925_27102024184235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SIMIÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.simiao@urca.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113042
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5925
    "inscrito_id" => 15572
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15572_TB5925_27102024184235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARIA SIMIÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.simiao@urca.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.