Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114196
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7578
    "inscrito_id" => 15842
    "titulo" => "OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de cuidar e ensinar a partir da vivência de Mônica, estudante de pedagogia, atuando como acompanhante de Laura matriculada em uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. A partir do conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como a estudante compreende sua atuação na condição de acompanhante de Laura, descortinando sentidos para os atos de cuidar e ensinar no cotidiano da escola. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital e submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram que foi estabelecido um vínculo afetivo e físico entre a estagiária e a criança. A competência afetiva e cognitiva para compreender as necessidades da criança ficou evidente quando declarou que a criança “percebia os movimentos”, síncronos entre elas. Mônica identifica o interesse de Laura pelo modo como ela se movimenta e organiza a sua postura, acompanhando a sua capacidade de focalizar os parceiros, quando estava na roda de crianças. Mônica tenta situar-se entre a intencionalidade de Laura e as possibilidades de ser extensão do corpo da criança e dar voz a sua subjetividade. Há que se considerar que as experiências de estágio constituem momentos vivenciais fundamentais na construção da subjetividade do futuro docente; ao tempo em que coloca em ação saberes e concepções sobre teoria, método e práticas complexas envolvendo o manejo da sala de aula, dos comportamentos das crianças em diferentes ambientes e situações e operacionaliza as referências de cuidar e ensinar associadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15842_TB7578_27102024211029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON ANDRÉ SIL"
    "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114196
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7578
    "inscrito_id" => 15842
    "titulo" => "OS SENTIDOS DE CUIDAR E ENSINAR NA PRÉ-ESCOLA: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA NO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de cuidar e ensinar a partir da vivência de Mônica, estudante de pedagogia, atuando como acompanhante de Laura matriculada em uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. A partir do conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como a estudante compreende sua atuação na condição de acompanhante de Laura, descortinando sentidos para os atos de cuidar e ensinar no cotidiano da escola. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital e submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram que foi estabelecido um vínculo afetivo e físico entre a estagiária e a criança. A competência afetiva e cognitiva para compreender as necessidades da criança ficou evidente quando declarou que a criança “percebia os movimentos”, síncronos entre elas. Mônica identifica o interesse de Laura pelo modo como ela se movimenta e organiza a sua postura, acompanhando a sua capacidade de focalizar os parceiros, quando estava na roda de crianças. Mônica tenta situar-se entre a intencionalidade de Laura e as possibilidades de ser extensão do corpo da criança e dar voz a sua subjetividade. Há que se considerar que as experiências de estágio constituem momentos vivenciais fundamentais na construção da subjetividade do futuro docente; ao tempo em que coloca em ação saberes e concepções sobre teoria, método e práticas complexas envolvendo o manejo da sala de aula, dos comportamentos das crianças em diferentes ambientes e situações e operacionaliza as referências de cuidar e ensinar associadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15842_TB7578_27102024211029.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON ANDRÉ SIL"
    "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de cuidar e ensinar a partir da vivência de Mônica, estudante de pedagogia, atuando como acompanhante de Laura matriculada em uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. A partir do conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como a estudante compreende sua atuação na condição de acompanhante de Laura, descortinando sentidos para os atos de cuidar e ensinar no cotidiano da escola. Os dados empíricos resultaram de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital e submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram que foi estabelecido um vínculo afetivo e físico entre a estagiária e a criança. A competência afetiva e cognitiva para compreender as necessidades da criança ficou evidente quando declarou que a criança “percebia os movimentos”, síncronos entre elas. Mônica identifica o interesse de Laura pelo modo como ela se movimenta e organiza a sua postura, acompanhando a sua capacidade de focalizar os parceiros, quando estava na roda de crianças. Mônica tenta situar-se entre a intencionalidade de Laura e as possibilidades de ser extensão do corpo da criança e dar voz a sua subjetividade. Há que se considerar que as experiências de estágio constituem momentos vivenciais fundamentais na construção da subjetividade do futuro docente; ao tempo em que coloca em ação saberes e concepções sobre teoria, método e práticas complexas envolvendo o manejo da sala de aula, dos comportamentos das crianças em diferentes ambientes e situações e operacionaliza as referências de cuidar e ensinar associadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.