BARBOSA, Makarios Maia. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112905>. Acesso em: 23/11/2024 16:03
Nos processos criativos em teatro e na promoção de espetáculos teatrais, na atualidade brasileira, a hegemonia da condição de eficiência artística, reconhecida tanto na construção cênica, quanto em sua leitura, é uma exigência cada vez mais recorrente. No “fazer teatral” de grupos e agências produtoras, a especificidade técnica e os trânsitos formativos entre elementos constitutivos da cena e do domínio da linguagem teatral, sobremaneira, em suas atualizações tecnológicas, parece terem se tornado os vieses produtivistas mais recorrentes. Tal dimensão do empreendedorismo artístico, cada vez mais alinhada com o mercado de uma dada economia da cultura, produz um impacto violento na construção de um imaginário recorrente que desqualifica os processos de compreensão das pedagogias do teatro como base epistemológica referencial, na formação docente para o ensino de teatro na educação básica. O presente trabalho busca discutir a necessidade de uma capacitação pedagógica emancipadora, inspirada nos princípios da educação popular e do teatro comunitário para a formação técnico-artística, na forma como vem sendo realizada nas disciplinas de Encenação teatral, na graduação universitária, tomando como campo de estudo a experiência de 30 anos de docência do autor, no magistério superior, nos cursos de Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas (1993 – 2006) e na Licenciatura em Teatro (2007 – 2023), ambos, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, faz uso de estratégias metodológicas de autoetnografia, em bases de descrição/reflexão de situações-exemplo, tomando como fundamentos os parâmetros e diretrizes curriculares nacionais, os estudos acerca da experiência como perspectiva metodológica na área de artes, os estudos da semiologia do teatro e os princípios da encenação teatral e de suas pedagogias.