Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PLURALIDADE METODOLÓGICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO CARBOIDRATOS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111592
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3847
    "inscrito_id" => 12509
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PLURALIDADE METODOLÓGICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO CARBOIDRATOS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo explorou a compreensão dos carboidratos por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio em uma escola estadual de Pernambuco, através da disciplina eletiva de Saúde e Nutrição. Realizado ao longo de seis aulas, o trabalho adotou uma abordagem teórico-metodológica que combinou métodos expositivos, atividades práticas e investigativas. O foco foi desmistificar os carboidratos, frequentemente mal interpretados na cultura dietética popular. As aulas foram estruturadas para engajar os alunos em um aprendizado ativo, utilizando recursos visuais como data show, e atividades interativas, incluindo cruzadinhas e mapas mentais. O referencial teórico foi baseado na literatura nutricional que destaca a importância dos carboidratos como fonte primária de energia. Metodologicamente, o estudo enfatizou a aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos construíssem conhecimento através da exploração e da prática. Os resultados indicaram um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre os carboidratos. A atividade experimental, que investigou a presença de amido nos alimentos, foi particularmente reveladora, com muitos estudantes surpresos ao descobrir quais alimentos continham amido. Este exercício não só reforçou o conteúdo teórico, mas também promoveu habilidades de pensamento crítico e investigativo. O estudo demonstrou que uma abordagem integrada, que combina teoria e prática, pode ser eficaz no ensino de conceitos nutricionais complexos para adolescentes. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas também desenvolveram uma compreensão mais profunda e aplicada dos carboidratos, o que pode contribuir para escolhas alimentares mais informadas no futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12509_TB3847_01102024023642.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE DA SILVA ESTEVÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE"
    "autor_email" => "leidiane.estevao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111592
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3847
    "inscrito_id" => 12509
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PLURALIDADE METODOLÓGICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO CARBOIDRATOS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo explorou a compreensão dos carboidratos por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio em uma escola estadual de Pernambuco, através da disciplina eletiva de Saúde e Nutrição. Realizado ao longo de seis aulas, o trabalho adotou uma abordagem teórico-metodológica que combinou métodos expositivos, atividades práticas e investigativas. O foco foi desmistificar os carboidratos, frequentemente mal interpretados na cultura dietética popular. As aulas foram estruturadas para engajar os alunos em um aprendizado ativo, utilizando recursos visuais como data show, e atividades interativas, incluindo cruzadinhas e mapas mentais. O referencial teórico foi baseado na literatura nutricional que destaca a importância dos carboidratos como fonte primária de energia. Metodologicamente, o estudo enfatizou a aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos construíssem conhecimento através da exploração e da prática. Os resultados indicaram um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre os carboidratos. A atividade experimental, que investigou a presença de amido nos alimentos, foi particularmente reveladora, com muitos estudantes surpresos ao descobrir quais alimentos continham amido. Este exercício não só reforçou o conteúdo teórico, mas também promoveu habilidades de pensamento crítico e investigativo. O estudo demonstrou que uma abordagem integrada, que combina teoria e prática, pode ser eficaz no ensino de conceitos nutricionais complexos para adolescentes. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas também desenvolveram uma compreensão mais profunda e aplicada dos carboidratos, o que pode contribuir para escolhas alimentares mais informadas no futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12509_TB3847_01102024023642.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE DA SILVA ESTEVÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE"
    "autor_email" => "leidiane.estevao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo explorou a compreensão dos carboidratos por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio em uma escola estadual de Pernambuco, através da disciplina eletiva de Saúde e Nutrição. Realizado ao longo de seis aulas, o trabalho adotou uma abordagem teórico-metodológica que combinou métodos expositivos, atividades práticas e investigativas. O foco foi desmistificar os carboidratos, frequentemente mal interpretados na cultura dietética popular. As aulas foram estruturadas para engajar os alunos em um aprendizado ativo, utilizando recursos visuais como data show, e atividades interativas, incluindo cruzadinhas e mapas mentais. O referencial teórico foi baseado na literatura nutricional que destaca a importância dos carboidratos como fonte primária de energia. Metodologicamente, o estudo enfatizou a aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos construíssem conhecimento através da exploração e da prática. Os resultados indicaram um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre os carboidratos. A atividade experimental, que investigou a presença de amido nos alimentos, foi particularmente reveladora, com muitos estudantes surpresos ao descobrir quais alimentos continham amido. Este exercício não só reforçou o conteúdo teórico, mas também promoveu habilidades de pensamento crítico e investigativo. O estudo demonstrou que uma abordagem integrada, que combina teoria e prática, pode ser eficaz no ensino de conceitos nutricionais complexos para adolescentes. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas também desenvolveram uma compreensão mais profunda e aplicada dos carboidratos, o que pode contribuir para escolhas alimentares mais informadas no futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.