Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO PANORAMA NACIONAL DA ABORDAGEM CLIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112764
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5538
    "inscrito_id" => 15427
    "titulo" => "ANÁLISE DO PANORAMA NACIONAL DA ABORDAGEM CLIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O processo de globalização da sociedade atual torna a aprendizagem de uma língua adicional, principalmente a língua inglesa (considerada Língua Franca), um requisito imprescindível para certas áreas de atuação profissional, inclusive no meio educacional. Com a difusão das escolas bilíngues, a abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning (cuja sigla em português significa Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo) permite o ensino de idiomas contextualizado sejam sob o enfoque inter, trans ou pluridisciplinar. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do estado da questão do ensino de Ciências para o Ensino Fundamental por meio dessa abordagem e é parte de uma dissertação que está sendo desenvolvida na linha de pesquisa de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Blumenau (PPGECIM – FURB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais de dissertações (Portal da Pós-graduação FURB, BDTD, Catálogos e Dissertações da CAPES e Oasisbr) e artigos científicos (Scielo, Periódicos CAPES). Nesta busca foram identificados 12 trabalhos nacionais nos últimos 10 anos que tratam da abordagem de interesse, no âmbito do Ensino Fundamental. Tanto que apenas 3 dos trabalhos encontrados são da área da Educação enquanto 7 são da área de Letras ou Linguística e 1 é da área da Gestão Educacional, e nenhum está inserido na área de Ensino. Entendemos que se fazem necessárias investigações mais consistentes para validar a adoção dessa abordagem de forma transversal na educação básica, mais especificamente vinculada às práticas educativas de Ciências no ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15427_TB5538_27102024122557.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA LIBONI REBELLO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "hrebello@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112764
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5538
    "inscrito_id" => 15427
    "titulo" => "ANÁLISE DO PANORAMA NACIONAL DA ABORDAGEM CLIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O processo de globalização da sociedade atual torna a aprendizagem de uma língua adicional, principalmente a língua inglesa (considerada Língua Franca), um requisito imprescindível para certas áreas de atuação profissional, inclusive no meio educacional. Com a difusão das escolas bilíngues, a abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning (cuja sigla em português significa Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo) permite o ensino de idiomas contextualizado sejam sob o enfoque inter, trans ou pluridisciplinar. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do estado da questão do ensino de Ciências para o Ensino Fundamental por meio dessa abordagem e é parte de uma dissertação que está sendo desenvolvida na linha de pesquisa de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Blumenau (PPGECIM – FURB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais de dissertações (Portal da Pós-graduação FURB, BDTD, Catálogos e Dissertações da CAPES e Oasisbr) e artigos científicos (Scielo, Periódicos CAPES). Nesta busca foram identificados 12 trabalhos nacionais nos últimos 10 anos que tratam da abordagem de interesse, no âmbito do Ensino Fundamental. Tanto que apenas 3 dos trabalhos encontrados são da área da Educação enquanto 7 são da área de Letras ou Linguística e 1 é da área da Gestão Educacional, e nenhum está inserido na área de Ensino. Entendemos que se fazem necessárias investigações mais consistentes para validar a adoção dessa abordagem de forma transversal na educação básica, mais especificamente vinculada às práticas educativas de Ciências no ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15427_TB5538_27102024122557.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA LIBONI REBELLO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "hrebello@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de globalização da sociedade atual torna a aprendizagem de uma língua adicional, principalmente a língua inglesa (considerada Língua Franca), um requisito imprescindível para certas áreas de atuação profissional, inclusive no meio educacional. Com a difusão das escolas bilíngues, a abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning (cuja sigla em português significa Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo) permite o ensino de idiomas contextualizado sejam sob o enfoque inter, trans ou pluridisciplinar. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do estado da questão do ensino de Ciências para o Ensino Fundamental por meio dessa abordagem e é parte de uma dissertação que está sendo desenvolvida na linha de pesquisa de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Blumenau (PPGECIM – FURB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais de dissertações (Portal da Pós-graduação FURB, BDTD, Catálogos e Dissertações da CAPES e Oasisbr) e artigos científicos (Scielo, Periódicos CAPES). Nesta busca foram identificados 12 trabalhos nacionais nos últimos 10 anos que tratam da abordagem de interesse, no âmbito do Ensino Fundamental. Tanto que apenas 3 dos trabalhos encontrados são da área da Educação enquanto 7 são da área de Letras ou Linguística e 1 é da área da Gestão Educacional, e nenhum está inserido na área de Ensino. Entendemos que se fazem necessárias investigações mais consistentes para validar a adoção dessa abordagem de forma transversal na educação básica, mais especificamente vinculada às práticas educativas de Ciências no ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.