Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112736
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5496
    "inscrito_id" => 15489
    "titulo" => "O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15489_TB5496_27102024171037.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVECRIS KEYLLA PAJEU SARAIVA"
    "autor_nome_curto" => "EVECRIS"
    "autor_email" => "evecrispajeu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112736
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5496
    "inscrito_id" => 15489
    "titulo" => "O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA MÁRIO DA SILVA BEM, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15489_TB5496_27102024171037.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVECRIS KEYLLA PAJEU SARAIVA"
    "autor_nome_curto" => "EVECRIS"
    "autor_email" => "evecrispajeu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.