BARBOSA, Andréa Haddad. Mapas afetivos: da minha casa a um lugar que gosto de ir. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110137>. Acesso em: 25/12/2024 09:28
Este estudo teve por objetivo geral apresentar e conceituar os “mapas afetivos” como uma possibilidade pedagógica voltada para a alfabetização cartográfica. O conteúdo da cartografia escolar pode ser, muitas vezes, apresentado de forma mecânica podendo não despertar o interesse do aluno. Não é raro ouvir dos estudantes que ingressam na pedagogia, que suas experiências com a cartografia escolar, durante a Educação Básica, limitaram-se a poucas atividades de produção/cópia de representações cartográficas. Ao chegar na graduação esses estudantes, muitas vezes, precisam ser “alfabetizados cartograficamente” para, posteriormente, poder introduzir esses conteúdos as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a despertar o interesse maior pela temática. O espaço vivido, os laços afetivos e o sentimento de pertencimento ao lugar são elementos valorizados na perspectiva da geografia humanista, que podem contribuir de forma significativa para o ensino de cartografia para crianças. Este trabalho de natureza qualitativa e exploratória buscou, especificamente, analisar os mapas afetivos como uma possibilidade pedagógica de introdução a cartografia escolar; discutir sobre a afetividade e o pertencimento no ensino de conteúdos cartográficos na formação inicial do pedagogo. Como resultados, observou-se um maior engajamento e interesse dos estudantes nas atividades propostas e no conteúdo cartográfico, a partir de experiências que entrelaçaram a autonomia, a vivência, a ludicidade e o sentimento.