Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
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Foram identificadas como principais estratégias dos professores o uso de aulas assíncronas com contações de histórias, experimentos científicos, oficinas de brinquedos e brincadeiras, uso das ferramentas digitais como Wordwall, Youtube, Google 3D, Google Maps, Google Artecultura, além de grupos de comunicação via whatsapp. Os professores também utilizam como recursos educacionais o uso de sites institucionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza como Academia do Professor Darcy Ribeiro. Os professores apontam como recursos indispensáveis para as experiências descritas, um smartphone e uma conexão de internet estável. Conclui-se que a pandemia trouxe inúmeros desafios e mudanças nas práticas dos professores da rede municipal de Fortaleza, exigindo deles uma adaptação do como ensinar.O trabalho tem como principal objetivo narrar as práticas pedagógicas de dois professores da rede municipal de Fortaleza a partir de suas vivências no Ensino Re" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12833_TB5352_23052024181414.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILY VASCONCELOS LIMA SILVESTRE" "autor_nome_curto" => "Camily V. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho tem como principal objetivo narrar as práticas pedagógicas de dois professores da rede municipal de Fortaleza a partir de suas vivências no Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020 até meados de 2021. Ambos os sujeitos da pesquisa atuam como professores da educação básica municipal de Fortaleza: uma professora da Educação Infantil e um professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Busca-se identificar e descrever as práticas e os recursos utilizados por eles, assim como também apontar desafios enfrentados durante este período, como por exemplo, falta de formação continuada em tecnologias educacionais para todos os professores da rede e a desigualdade e escassez de recursos tecnológicos e a falta de internet por parte das famílias das crianças. O relato de experiência traz um diálogo reflexivo entre a percepção dos autores e a literatura existente sobre tecnologias educacionais aplicadas aos desafios da inclusão digital. Foram identificadas como principais estratégias dos professores o uso de aulas assíncronas com contações de histórias, experimentos científicos, oficinas de brinquedos e brincadeiras, uso das ferramentas digitais como Wordwall, Youtube, Google 3D, Google Maps, Google Artecultura, além de grupos de comunicação via whatsapp. Os professores também utilizam como recursos educacionais o uso de sites institucionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza como Academia do Professor Darcy Ribeiro. Os professores apontam como recursos indispensáveis para as experiências descritas, um smartphone e uma conexão de internet estável. Conclui-se que a pandemia trouxe inúmeros desafios e mudanças nas práticas dos professores da rede municipal de Fortaleza, exigindo deles uma adaptação do como ensinar.

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