Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): FUNDAMENTOS E PROPÓSITOS À MELHORIA DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112565
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5247
    "inscrito_id" => 15377
    "titulo" => "PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): FUNDAMENTOS E PROPÓSITOS À MELHORIA DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO"
    "resumo" => "O artigo ora apresentado é fruto de estudos do projeto de extensão Laboratório Didático do Curso de Pedagogia (LADIPED), da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) vinculada a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como objetivo apresentar os fundamentos e propósitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a melhoria do desenvolvimento educacional e social dos sistemas públicos de ensino brasileiros. Ressalta-se a relevância do PNAE no cotidiano de alunos, principalmente aqueles de baixa renda, que tem na escola, o único meio de acesso a uma alimentação saudável. Dessa forma, compreende-se que o PNAE auxilia na redução da desigualdade social ao garantir que todos os estudantes tenham acesso a refeições nutricionalmente balanceadas, independentemente de sua condição socioeconômica, nos espaços educacionais. Além disso, o programa possibilita desenvolvimento econômico local e regional, por meio da aquisição de produtos da agricultura familiar. Enquanto procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com base nos autores: Alpino (2020), Saviani (2008), Kroth, et. al, (2020) entre outros, bem como levantamento das normativas oficiais dessa política. Sendo assim, a pesquisa realizada buscou compreender os impactos gerados por essa política pública, como ela executa suas ações, quais os desafios enfrentados e como a mesma se situa enquanto política pública intersetorial, aliada às questões de saúde, educação, economia e desenvolvimento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15377_TB5247_26102024145249.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "van.sousa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112565
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5247
    "inscrito_id" => 15377
    "titulo" => "PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): FUNDAMENTOS E PROPÓSITOS À MELHORIA DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO"
    "resumo" => "O artigo ora apresentado é fruto de estudos do projeto de extensão Laboratório Didático do Curso de Pedagogia (LADIPED), da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) vinculada a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como objetivo apresentar os fundamentos e propósitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a melhoria do desenvolvimento educacional e social dos sistemas públicos de ensino brasileiros. Ressalta-se a relevância do PNAE no cotidiano de alunos, principalmente aqueles de baixa renda, que tem na escola, o único meio de acesso a uma alimentação saudável. Dessa forma, compreende-se que o PNAE auxilia na redução da desigualdade social ao garantir que todos os estudantes tenham acesso a refeições nutricionalmente balanceadas, independentemente de sua condição socioeconômica, nos espaços educacionais. Além disso, o programa possibilita desenvolvimento econômico local e regional, por meio da aquisição de produtos da agricultura familiar. Enquanto procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com base nos autores: Alpino (2020), Saviani (2008), Kroth, et. al, (2020) entre outros, bem como levantamento das normativas oficiais dessa política. Sendo assim, a pesquisa realizada buscou compreender os impactos gerados por essa política pública, como ela executa suas ações, quais os desafios enfrentados e como a mesma se situa enquanto política pública intersetorial, aliada às questões de saúde, educação, economia e desenvolvimento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15377_TB5247_26102024145249.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "van.sousa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo ora apresentado é fruto de estudos do projeto de extensão Laboratório Didático do Curso de Pedagogia (LADIPED), da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) vinculada a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como objetivo apresentar os fundamentos e propósitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a melhoria do desenvolvimento educacional e social dos sistemas públicos de ensino brasileiros. Ressalta-se a relevância do PNAE no cotidiano de alunos, principalmente aqueles de baixa renda, que tem na escola, o único meio de acesso a uma alimentação saudável. Dessa forma, compreende-se que o PNAE auxilia na redução da desigualdade social ao garantir que todos os estudantes tenham acesso a refeições nutricionalmente balanceadas, independentemente de sua condição socioeconômica, nos espaços educacionais. Além disso, o programa possibilita desenvolvimento econômico local e regional, por meio da aquisição de produtos da agricultura familiar. Enquanto procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com base nos autores: Alpino (2020), Saviani (2008), Kroth, et. al, (2020) entre outros, bem como levantamento das normativas oficiais dessa política. Sendo assim, a pesquisa realizada buscou compreender os impactos gerados por essa política pública, como ela executa suas ações, quais os desafios enfrentados e como a mesma se situa enquanto política pública intersetorial, aliada às questões de saúde, educação, economia e desenvolvimento social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.