Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111263
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3361
    "inscrito_id" => 10290
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”"
    "resumo" => "A Fisiologia Humana estuda os mecanismos biológicos dos sistemas corporais. Nesse sentido, as feiras científicas permitem a formação dos estudantes como pesquisadores e divulgadores de ciência. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos mediadores acerca dos eventos-teste da Feira de Fisiologia Humana “Ilusionista ou Fisiologista? A magia dos mecanismos” promovida pela Liga Acadêmica de Fisiologia Humana - UFC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para isso, disponibilizou-se um questionário adaptado da literatura, com 10 perguntas fechadas, através do Google Forms. Foi adotada a escala do tipo Likert contendo entre zero a dois: 0 – discordo, 1– concordo parcialmente e 2 – concordo totalmente. As perguntas foram organizadas em 5 categorias: Assunto (1), Comunicação (3), Materiais (2), Visitantes (3) e Formação (1). Participaram 11 mediadores, sendo 4 (36,4%) graduandos e 7 (63,6%) pós-graduandos, todos da área da saúde. Dentre estes, 5 (45,5%) eram do sexo feminino e 6 (54,5%) do sexo masculino. Cerca de 88% dos mediadores tiveram a percepção de que compreendiam plenamente o conhecimento exposto durante a Feira de Fisiologia e o uso de materiais experimentais auxiliavam na compreensão dos assuntos (90,9%). Além disso, consideram que tanto o espaço universitário (90,9%), quanto a linguagem utilizada (90,9%) são essenciais para a Divulgação Científica. Contudo, não houve unanimidade quanto ao uso de diferentes estratégias de comunicação. Em relação ao conhecimento prévio dos visitantes, 72,7% dos mediadores avaliaram-no como relevante para o aprendizado de Fisiologia Humana. A grande maioria dos medidores (90,9%) concordou que a Feira contribuiu para sua formação profissional e acadêmica. Portanto, os resultados sugerem que a Feira de Fisiologia é relevante para a Divulgação Científica na perspectiva de formação dos mediadores como novos divulgadores de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10290_TB3361_08042024221400.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEMESSON MATEUS DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DEMESSON"
    "autor_email" => "demessonmateus17@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111263
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3361
    "inscrito_id" => 10290
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”"
    "resumo" => "A Fisiologia Humana estuda os mecanismos biológicos dos sistemas corporais. Nesse sentido, as feiras científicas permitem a formação dos estudantes como pesquisadores e divulgadores de ciência. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos mediadores acerca dos eventos-teste da Feira de Fisiologia Humana “Ilusionista ou Fisiologista? A magia dos mecanismos” promovida pela Liga Acadêmica de Fisiologia Humana - UFC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para isso, disponibilizou-se um questionário adaptado da literatura, com 10 perguntas fechadas, através do Google Forms. Foi adotada a escala do tipo Likert contendo entre zero a dois: 0 – discordo, 1– concordo parcialmente e 2 – concordo totalmente. As perguntas foram organizadas em 5 categorias: Assunto (1), Comunicação (3), Materiais (2), Visitantes (3) e Formação (1). Participaram 11 mediadores, sendo 4 (36,4%) graduandos e 7 (63,6%) pós-graduandos, todos da área da saúde. Dentre estes, 5 (45,5%) eram do sexo feminino e 6 (54,5%) do sexo masculino. Cerca de 88% dos mediadores tiveram a percepção de que compreendiam plenamente o conhecimento exposto durante a Feira de Fisiologia e o uso de materiais experimentais auxiliavam na compreensão dos assuntos (90,9%). Além disso, consideram que tanto o espaço universitário (90,9%), quanto a linguagem utilizada (90,9%) são essenciais para a Divulgação Científica. Contudo, não houve unanimidade quanto ao uso de diferentes estratégias de comunicação. Em relação ao conhecimento prévio dos visitantes, 72,7% dos mediadores avaliaram-no como relevante para o aprendizado de Fisiologia Humana. A grande maioria dos medidores (90,9%) concordou que a Feira contribuiu para sua formação profissional e acadêmica. Portanto, os resultados sugerem que a Feira de Fisiologia é relevante para a Divulgação Científica na perspectiva de formação dos mediadores como novos divulgadores de ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10290_TB3361_08042024221400.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEMESSON MATEUS DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DEMESSON"
    "autor_email" => "demessonmateus17@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Fisiologia Humana estuda os mecanismos biológicos dos sistemas corporais. Nesse sentido, as feiras científicas permitem a formação dos estudantes como pesquisadores e divulgadores de ciência. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos mediadores acerca dos eventos-teste da Feira de Fisiologia Humana “Ilusionista ou Fisiologista? A magia dos mecanismos” promovida pela Liga Acadêmica de Fisiologia Humana - UFC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para isso, disponibilizou-se um questionário adaptado da literatura, com 10 perguntas fechadas, através do Google Forms. Foi adotada a escala do tipo Likert contendo entre zero a dois: 0 – discordo, 1– concordo parcialmente e 2 – concordo totalmente. As perguntas foram organizadas em 5 categorias: Assunto (1), Comunicação (3), Materiais (2), Visitantes (3) e Formação (1). Participaram 11 mediadores, sendo 4 (36,4%) graduandos e 7 (63,6%) pós-graduandos, todos da área da saúde. Dentre estes, 5 (45,5%) eram do sexo feminino e 6 (54,5%) do sexo masculino. Cerca de 88% dos mediadores tiveram a percepção de que compreendiam plenamente o conhecimento exposto durante a Feira de Fisiologia e o uso de materiais experimentais auxiliavam na compreensão dos assuntos (90,9%). Além disso, consideram que tanto o espaço universitário (90,9%), quanto a linguagem utilizada (90,9%) são essenciais para a Divulgação Científica. Contudo, não houve unanimidade quanto ao uso de diferentes estratégias de comunicação. Em relação ao conhecimento prévio dos visitantes, 72,7% dos mediadores avaliaram-no como relevante para o aprendizado de Fisiologia Humana. A grande maioria dos medidores (90,9%) concordou que a Feira contribuiu para sua formação profissional e acadêmica. Portanto, os resultados sugerem que a Feira de Fisiologia é relevante para a Divulgação Científica na perspectiva de formação dos mediadores como novos divulgadores de ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.