Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112406
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5019
    "inscrito_id" => 15147
    "titulo" => "USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Um dos desafios enfrentados pelos educadores está em conquistar a atenção e o interesse do estudante ao mesmo tempo que aproximam os conteúdos abordados em sala de aula dos contextos do cotidiano. Envolver jogos na educação em saúde torna o aluno como centro do processo de aprendizagem, como expõe Jean Piaget na teoria “learning by doing". A experiência ativa direta desenvolve habilidades cognitivas como memória, atenção, resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e autonomia. Portanto, proporcionar oportunidades de brincadeiras adaptadas ao conteúdo escolar não apenas aumenta a compreensão, mas também influencia positivamente as atitudes individuais e coletivas em relação à saúde. Elucidar o uso de jogos como forma de otimizar e propagar o conhecimento em saúde. Revisão de literatura das bases de dados PuBMed e Lilacs de artigos originais dos anos de 2014 a 2024 em português e inglês através dos descritores “board games” e “health education”. Foram encontrados 245 artigos, dos quais 5 se enquadraram nos critérios do trabalho. Os estímulos proporcionados pelos desafios vão além da retenção de conhecimento. Eles preparam os alunos para atividades tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, com o potencial de modificar seus comportamentos e aprimorar as práticas de saúde. Essa abordagem modifica o contexto educacional, ativando regiões cerebrais como o hipocampo, promovendo neuroplasticidade e memória declarativa. Estudos em educação em saúde demonstram um aumento no conhecimento sobre exposição, prevenção e transmissão de doenças, bem como mudanças de comportamento em relação à higiene, evidenciadas pela diminuição da prevalência e incidência de verminoses. A integração de jogos no contexto do ensino em saúde resulta em uma educação mais engajadora e eficaz, pois capacita os alunos a aplicar o conhecimento em seu cotidiano, além de melhorar as práticas de higiene, promover a compreensão do conteúdo e aperfeiçoar as habilidades cognitivas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15147_TB5019_24102024165058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA FREIRE SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA SAMPAIO"
    "autor_email" => "apoioeducacao@emilioribas.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112406
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5019
    "inscrito_id" => 15147
    "titulo" => "USO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Um dos desafios enfrentados pelos educadores está em conquistar a atenção e o interesse do estudante ao mesmo tempo que aproximam os conteúdos abordados em sala de aula dos contextos do cotidiano. Envolver jogos na educação em saúde torna o aluno como centro do processo de aprendizagem, como expõe Jean Piaget na teoria “learning by doing". A experiência ativa direta desenvolve habilidades cognitivas como memória, atenção, resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e autonomia. Portanto, proporcionar oportunidades de brincadeiras adaptadas ao conteúdo escolar não apenas aumenta a compreensão, mas também influencia positivamente as atitudes individuais e coletivas em relação à saúde. Elucidar o uso de jogos como forma de otimizar e propagar o conhecimento em saúde. Revisão de literatura das bases de dados PuBMed e Lilacs de artigos originais dos anos de 2014 a 2024 em português e inglês através dos descritores “board games” e “health education”. Foram encontrados 245 artigos, dos quais 5 se enquadraram nos critérios do trabalho. Os estímulos proporcionados pelos desafios vão além da retenção de conhecimento. Eles preparam os alunos para atividades tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, com o potencial de modificar seus comportamentos e aprimorar as práticas de saúde. Essa abordagem modifica o contexto educacional, ativando regiões cerebrais como o hipocampo, promovendo neuroplasticidade e memória declarativa. Estudos em educação em saúde demonstram um aumento no conhecimento sobre exposição, prevenção e transmissão de doenças, bem como mudanças de comportamento em relação à higiene, evidenciadas pela diminuição da prevalência e incidência de verminoses. A integração de jogos no contexto do ensino em saúde resulta em uma educação mais engajadora e eficaz, pois capacita os alunos a aplicar o conhecimento em seu cotidiano, além de melhorar as práticas de higiene, promover a compreensão do conteúdo e aperfeiçoar as habilidades cognitivas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15147_TB5019_24102024165058.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA FREIRE SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA SAMPAIO"
    "autor_email" => "apoioeducacao@emilioribas.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Um dos desafios enfrentados pelos educadores está em conquistar a atenção e o interesse do estudante ao mesmo tempo que aproximam os conteúdos abordados em sala de aula dos contextos do cotidiano. Envolver jogos na educação em saúde torna o aluno como centro do processo de aprendizagem, como expõe Jean Piaget na teoria “learning by doing". A experiência ativa direta desenvolve habilidades cognitivas como memória, atenção, resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e autonomia. Portanto, proporcionar oportunidades de brincadeiras adaptadas ao conteúdo escolar não apenas aumenta a compreensão, mas também influencia positivamente as atitudes individuais e coletivas em relação à saúde. Elucidar o uso de jogos como forma de otimizar e propagar o conhecimento em saúde. Revisão de literatura das bases de dados PuBMed e Lilacs de artigos originais dos anos de 2014 a 2024 em português e inglês através dos descritores “board games” e “health education”. Foram encontrados 245 artigos, dos quais 5 se enquadraram nos critérios do trabalho. Os estímulos proporcionados pelos desafios vão além da retenção de conhecimento. Eles preparam os alunos para atividades tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, com o potencial de modificar seus comportamentos e aprimorar as práticas de saúde. Essa abordagem modifica o contexto educacional, ativando regiões cerebrais como o hipocampo, promovendo neuroplasticidade e memória declarativa. Estudos em educação em saúde demonstram um aumento no conhecimento sobre exposição, prevenção e transmissão de doenças, bem como mudanças de comportamento em relação à higiene, evidenciadas pela diminuição da prevalência e incidência de verminoses. A integração de jogos no contexto do ensino em saúde resulta em uma educação mais engajadora e eficaz, pois capacita os alunos a aplicar o conhecimento em seu cotidiano, além de melhorar as práticas de higiene, promover a compreensão do conteúdo e aperfeiçoar as habilidades cognitivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.