Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112356
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4950
    "inscrito_id" => 13152
    "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL."
    "resumo" => "O ensino de Biologia pode desempenhar um papel significativo na vida do estudante, mas pode se tornar irrelevante dependendo de como é abordado. Por isso, é necessário adotar uma visão crítica em busca de um ensino mais inclusivo, especialmente para pessoas com deficiência visual, considerando que a Alfabetização Biológica é essencial para todos os cidadãos. Este trabalho tem como objetivo analisar artigos sobre o ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual, a fim de sistematizar as pesquisas desenvolvidas nessa área. Trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que utilizou como base de dados os trabalhos presentes nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) dos últimos cinco anos, seguindo critérios de elegibilidade como: palavras-chave, títulos, resumos e o conteúdo dos artigos. Inicialmente, verificou-se uma carência de trabalhos sobre essa temática, evidenciando a necessidade de novas pesquisas que possam auxiliar tanto os educadores no desenvolvimento de aulas e abordagens mais inclusivas, quanto os pesquisadores na busca por inovações no ensino de Biologia. Assim, ressalta-se a importância de revisões sistemáticas como esta, pois permitem um olhar crítico sobre as pesquisas acadêmicas existentes, identificando as principais temáticas abordadas em plataformas nacionais e lacunas na área de estudo, atualizando o campo para futuros trabalhos e revisões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13152_TB4950_22102024010140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE ANDRÉ LINS E SOUZA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.andre@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112356
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4950
    "inscrito_id" => 13152
    "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL."
    "resumo" => "O ensino de Biologia pode desempenhar um papel significativo na vida do estudante, mas pode se tornar irrelevante dependendo de como é abordado. Por isso, é necessário adotar uma visão crítica em busca de um ensino mais inclusivo, especialmente para pessoas com deficiência visual, considerando que a Alfabetização Biológica é essencial para todos os cidadãos. Este trabalho tem como objetivo analisar artigos sobre o ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual, a fim de sistematizar as pesquisas desenvolvidas nessa área. Trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que utilizou como base de dados os trabalhos presentes nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) dos últimos cinco anos, seguindo critérios de elegibilidade como: palavras-chave, títulos, resumos e o conteúdo dos artigos. Inicialmente, verificou-se uma carência de trabalhos sobre essa temática, evidenciando a necessidade de novas pesquisas que possam auxiliar tanto os educadores no desenvolvimento de aulas e abordagens mais inclusivas, quanto os pesquisadores na busca por inovações no ensino de Biologia. Assim, ressalta-se a importância de revisões sistemáticas como esta, pois permitem um olhar crítico sobre as pesquisas acadêmicas existentes, identificando as principais temáticas abordadas em plataformas nacionais e lacunas na área de estudo, atualizando o campo para futuros trabalhos e revisões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13152_TB4950_22102024010140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE ANDRÉ LINS E SOUZA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.andre@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Biologia pode desempenhar um papel significativo na vida do estudante, mas pode se tornar irrelevante dependendo de como é abordado. Por isso, é necessário adotar uma visão crítica em busca de um ensino mais inclusivo, especialmente para pessoas com deficiência visual, considerando que a Alfabetização Biológica é essencial para todos os cidadãos. Este trabalho tem como objetivo analisar artigos sobre o ensino de Biologia para pessoas com deficiência visual, a fim de sistematizar as pesquisas desenvolvidas nessa área. Trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que utilizou como base de dados os trabalhos presentes nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) dos últimos cinco anos, seguindo critérios de elegibilidade como: palavras-chave, títulos, resumos e o conteúdo dos artigos. Inicialmente, verificou-se uma carência de trabalhos sobre essa temática, evidenciando a necessidade de novas pesquisas que possam auxiliar tanto os educadores no desenvolvimento de aulas e abordagens mais inclusivas, quanto os pesquisadores na busca por inovações no ensino de Biologia. Assim, ressalta-se a importância de revisões sistemáticas como esta, pois permitem um olhar crítico sobre as pesquisas acadêmicas existentes, identificando as principais temáticas abordadas em plataformas nacionais e lacunas na área de estudo, atualizando o campo para futuros trabalhos e revisões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.