Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA E O CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO FORMAL E NÃO-FORMAL DE ENSINO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112316
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4894
    "inscrito_id" => 9882
    "titulo" => "A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA E O CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO FORMAL E NÃO-FORMAL DE ENSINO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID."
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a vivência de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ao iniciar a prática docente no espaço formal da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e no espaço não-formal de ensino o Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). Adentrar nos respectivos âmbitos educacionais proporciona experiências formativas em contextos distintos, dado que a Escola de Aplicação apresenta o ensino regular, onde é estabelecida a troca de ideias com professores regentes e bolsistas/estagiários, com oportunidade de regência durante algumas aulas e o contato direto com os alunos; já o Clube de Ciências é um espaço institucional que visa a formação de professores, composto por turmas da educação básica, no qual busca unir licenciandos de diferentes áreas, a fim de realizar elaborações de aulas que promovam a iniciação científica dos sócio-mirins por meio do ensino por investigação a partir de Carvalho (2014) e Sasseron (2017). Nesse sentido, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, pois trabalha com a reflexão e entendimento dos aspectos subjetivos da vivência, focado na perspectiva individual e coletiva. Os dados utilizados foram coletados na própria pesquisa-ação, com registros das atividades, tais como materiais produzidos pelos alunos da EAUFPA e pelos sócio-mirins do CCIUFPA. As atividades analisadas consistem em momentos de regência realizados na turma do 2º ano da EAUFPA, como também nas aulas do CCIUFPA, onde foi construída trilha de aprendizagem sobre o tema da Sustentabilidade com culminância na criação do gênero de texto Histórias em Quadrinhos, de acordo com Mendonça (2010). Portanto, compreende-se que as vivências nesses ambientes desempenham papéis complementares e igualmente relevantes, promovendo a autonomia do professor em formação e trocas de experiências em ambientes diferenciados da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9882_TB4894_22052024221813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Camilly Tayssa"
    "autor_email" => "camillytayssa14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112316
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4894
    "inscrito_id" => 9882
    "titulo" => "A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA E O CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO FORMAL E NÃO-FORMAL DE ENSINO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID."
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a vivência de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ao iniciar a prática docente no espaço formal da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e no espaço não-formal de ensino o Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). Adentrar nos respectivos âmbitos educacionais proporciona experiências formativas em contextos distintos, dado que a Escola de Aplicação apresenta o ensino regular, onde é estabelecida a troca de ideias com professores regentes e bolsistas/estagiários, com oportunidade de regência durante algumas aulas e o contato direto com os alunos; já o Clube de Ciências é um espaço institucional que visa a formação de professores, composto por turmas da educação básica, no qual busca unir licenciandos de diferentes áreas, a fim de realizar elaborações de aulas que promovam a iniciação científica dos sócio-mirins por meio do ensino por investigação a partir de Carvalho (2014) e Sasseron (2017). Nesse sentido, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, pois trabalha com a reflexão e entendimento dos aspectos subjetivos da vivência, focado na perspectiva individual e coletiva. Os dados utilizados foram coletados na própria pesquisa-ação, com registros das atividades, tais como materiais produzidos pelos alunos da EAUFPA e pelos sócio-mirins do CCIUFPA. As atividades analisadas consistem em momentos de regência realizados na turma do 2º ano da EAUFPA, como também nas aulas do CCIUFPA, onde foi construída trilha de aprendizagem sobre o tema da Sustentabilidade com culminância na criação do gênero de texto Histórias em Quadrinhos, de acordo com Mendonça (2010). Portanto, compreende-se que as vivências nesses ambientes desempenham papéis complementares e igualmente relevantes, promovendo a autonomia do professor em formação e trocas de experiências em ambientes diferenciados da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9882_TB4894_22052024221813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Camilly Tayssa"
    "autor_email" => "camillytayssa14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a vivência de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ao iniciar a prática docente no espaço formal da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e no espaço não-formal de ensino o Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). Adentrar nos respectivos âmbitos educacionais proporciona experiências formativas em contextos distintos, dado que a Escola de Aplicação apresenta o ensino regular, onde é estabelecida a troca de ideias com professores regentes e bolsistas/estagiários, com oportunidade de regência durante algumas aulas e o contato direto com os alunos; já o Clube de Ciências é um espaço institucional que visa a formação de professores, composto por turmas da educação básica, no qual busca unir licenciandos de diferentes áreas, a fim de realizar elaborações de aulas que promovam a iniciação científica dos sócio-mirins por meio do ensino por investigação a partir de Carvalho (2014) e Sasseron (2017). Nesse sentido, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, pois trabalha com a reflexão e entendimento dos aspectos subjetivos da vivência, focado na perspectiva individual e coletiva. Os dados utilizados foram coletados na própria pesquisa-ação, com registros das atividades, tais como materiais produzidos pelos alunos da EAUFPA e pelos sócio-mirins do CCIUFPA. As atividades analisadas consistem em momentos de regência realizados na turma do 2º ano da EAUFPA, como também nas aulas do CCIUFPA, onde foi construída trilha de aprendizagem sobre o tema da Sustentabilidade com culminância na criação do gênero de texto Histórias em Quadrinhos, de acordo com Mendonça (2010). Portanto, compreende-se que as vivências nesses ambientes desempenham papéis complementares e igualmente relevantes, promovendo a autonomia do professor em formação e trocas de experiências em ambientes diferenciados da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.