Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO (2012-2022) DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-SÃO BENTO DO SUL: UMA LEITURA A PARTIR DA SUA RELAÇÃO COM OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL’S)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “A história da implantação (2012-2022) do Instituto Federal Catarinense campus São Bento do Sul (IFC-SBS) e a sua relação com os Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APL’s)”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo Blumenau/SC, na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto História e Memórias no contexto da EPT e integra o projeto de pesquisa intitulado Laboratório de Espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica - LEME. Partindo do pressuposto que o diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade é de mútua influência, o objetivo central do trabalho é compreender a história da escola a partir da identificação da sua cultura e seu diálogo com a sociedade por meio dos APL’s. Os objetivos secundários são: (1) Identificar produção teórica sobre a história da EPT no Brasil, o processo de implantação e expansão dos IFs sob a perspectiva do diálogo com os APL’s e da história do IFC-SBS (2012-2022); (2) Identificar as características das relações de diálogo e influência entre o espaço escolar do IFC-SBS e os APL’s. A metodologia do trabalho é a bibliográfica-documental. O recorte temporal limita-se à fase de implantação, ou seja, de 2012 a 2022. A partir dos dados iniciais é possível afirmar que uma das possíveis influências na formação da cultura escolar na implantação do IFC-SBS é a forte presença do setor industrial. Em síntese, a etapa de levantamento bibliográfico e os resultados obtidos apoiam o uso da categoria cultura escolar na perspectiva da EPT, especialmente no contexto da construção da história do IFC-SBS, entretanto, é necessário identificar a influência de uma instituição de EPT nos APL's e de que maneira esta mútua influência é identificada na cultura escolar.

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