Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS NO ASPECTO HISTÓRICO: GENAILLE-LUCAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112206
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4742
    "inscrito_id" => 1433
    "titulo" => "O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS NO ASPECTO HISTÓRICO: GENAILLE-LUCAS"
    "resumo" => "Os bastões de Genaille-Lucas, calculadora desenvolvida para realizar operações de multiplicação e divisão, foram criados pelos matemáticos franceses Genaille e Lucas no final do século XIX, que funcionam através de barras e representaram uma inovação significativa na computação aritmética da época. O presente trabalho tem como objetivo apresentar à importância dos bastões de Genaille-Lucas em um período histórico no qual as calculadoras mecânicas ainda não estavam disponíveis. A metodologia utilizada tem caráter de pesquisa bibliográfica, tendo o google acadêmico como o espaço de busca. Dessa forma, as réguas de calcular foram aplicadas em uma turma da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará/RN, sendo explicado aos alunos os bastões e seus aspectos históricos matemáticos. Em seguida, foram formados grupos para que os alunos cortassem os moldes em folhas de A4 no formato de bastões retangulares, enquanto os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) explicavam a parte prática. Os demais alunos procediam da mesma forma, seguindo as instruções dadas por eles. No final, realizou-se uma atividade com três questões para que os alunos pudessem respondê-las, sem a ajuda dos bolsistas do PIBID, a fim de verificar se os alunos haviam aprendido a manusear os bastões de GenailleLucas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1433_TB4742_28102024182136.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA LOPES OQUERES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "maryclaralopes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112206
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4742
    "inscrito_id" => 1433
    "titulo" => "O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS NO ASPECTO HISTÓRICO: GENAILLE-LUCAS"
    "resumo" => "Os bastões de Genaille-Lucas, calculadora desenvolvida para realizar operações de multiplicação e divisão, foram criados pelos matemáticos franceses Genaille e Lucas no final do século XIX, que funcionam através de barras e representaram uma inovação significativa na computação aritmética da época. O presente trabalho tem como objetivo apresentar à importância dos bastões de Genaille-Lucas em um período histórico no qual as calculadoras mecânicas ainda não estavam disponíveis. A metodologia utilizada tem caráter de pesquisa bibliográfica, tendo o google acadêmico como o espaço de busca. Dessa forma, as réguas de calcular foram aplicadas em uma turma da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará/RN, sendo explicado aos alunos os bastões e seus aspectos históricos matemáticos. Em seguida, foram formados grupos para que os alunos cortassem os moldes em folhas de A4 no formato de bastões retangulares, enquanto os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) explicavam a parte prática. Os demais alunos procediam da mesma forma, seguindo as instruções dadas por eles. No final, realizou-se uma atividade com três questões para que os alunos pudessem respondê-las, sem a ajuda dos bolsistas do PIBID, a fim de verificar se os alunos haviam aprendido a manusear os bastões de GenailleLucas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1433_TB4742_28102024182136.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA LOPES OQUERES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "maryclaralopes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os bastões de Genaille-Lucas, calculadora desenvolvida para realizar operações de multiplicação e divisão, foram criados pelos matemáticos franceses Genaille e Lucas no final do século XIX, que funcionam através de barras e representaram uma inovação significativa na computação aritmética da época. O presente trabalho tem como objetivo apresentar à importância dos bastões de Genaille-Lucas em um período histórico no qual as calculadoras mecânicas ainda não estavam disponíveis. A metodologia utilizada tem caráter de pesquisa bibliográfica, tendo o google acadêmico como o espaço de busca. Dessa forma, as réguas de calcular foram aplicadas em uma turma da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará/RN, sendo explicado aos alunos os bastões e seus aspectos históricos matemáticos. Em seguida, foram formados grupos para que os alunos cortassem os moldes em folhas de A4 no formato de bastões retangulares, enquanto os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) explicavam a parte prática. Os demais alunos procediam da mesma forma, seguindo as instruções dadas por eles. No final, realizou-se uma atividade com três questões para que os alunos pudessem respondê-las, sem a ajuda dos bolsistas do PIBID, a fim de verificar se os alunos haviam aprendido a manusear os bastões de GenailleLucas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.