Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO DIDÁTICO PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO A SÍFILIS, UTILIZANDO MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E FUNDADO NA MEDICINA E NA EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo traz uma proposta que leva em consideração a concepção e avaliação de um desenho didático de um curso online autoinstrucional para profissionais de saúde, inspirado nos princípios da saúde baseada em evidências, ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. Estudo descritivo sustentado na metodologia Design-Based Research de cariz quantitativo. Os dados foram coletados aplicando o questionário adaptado: Instrumento de Eficácia clínica e Prática Baseada em Evidências. A primeira etapa do estudo foi à elaboração de um Diagnóstico inicial do cenário da sífilis no Brasil, à concepção do desenho e do curso, a oferta do curso e, por fim, a avaliação. O objetivo foi conceber uma proposta educacional de um curso online desenhado numa plataforma digital, inspirado nos princípios da saúde baseada em evidências para profissionais de saúde no enfrentamento da sífilis. O conjunto de dados emergentes resulta da coleta realizada com uma população da pesquisa de 220 participantes. A avaliação incidiu sobre o conteúdo do curso e sobre as situações de aprendizagem desenhadas. Os resultados revelam que, os formandos consideram que o desenho do curso contribuiu para um maior conhecimento sobre uso de evidências; desenvolvimento do raciocínio científico no enfrentamento da sífilis; aperfeiçoamento de habilidades relacionadas com práticas baseadas em evidências, e desenvolvimento de atitudes relacionadas à tomada de decisão baseada em evidências. Além disso, o curso possibilitou aos formandos novas experiências educacionais úteis para as suas práticas profissionais e propiciou uma metodologia inovadora para futuros cursos na área da saúde com mediação tecnológica, possibilitando a esses profissionais uma prática profissional baseada em evidências científicas. Além disso, foi possível concluir que o curso permite desenvolver um processo de aprendizagem baseado em problemas, contribuindo para a formação em saúde, sustentadado num raciocínio sistemático e reflexivo, e, ainda, em processos de autoaprendizagem.

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