Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPEDAGOGIA: TRANSFORMANDO CONSCIÊNCIAS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os conceitos sobre educação ambiental tiveram início na década de 70, estabelecido na Internacional Union for the Conservation of Nature (UICN) que definiu a EA como um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, voltado para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias a compreensão e apreciação das inter-relações entre o homem, sua cultura e seu entorno biofísico. A partir desse conceito, discursões sobre o tema foram desenvolvidas ao longo da história, que perpassaram por conferências mundiais, legislações, órgãos regulatórios, que possibilitaram debates e grandes mudanças na forma de abordagem do tema. Neste contexto, a educação assume posição de destaque para construir os fundamentos da sociedade sustentável, apresentando uma dupla função a essa transição societária. No ambiente escolar, ela possui grande importância, com práticas sustentáveis, conscientização e redução de danos ambientais, promovendo a mudança de comportamentos tidos como nocivos. Deste modo, o objetivo do trabalho desenvolvido foi colocar em prática os conceitos sobre educação ambiental e provocar a mudança de hábitos entre os membros da escola. A partir do diagnóstico físico feito por inspeção nas dependências da instituição de ensino, verificou-se a necessidade de uma educação ambiental efetiva e eficaz. Para este estudo foi utilizada a metodologia ANISE (Análise das Necessidades de Intervenção Socioeducativa), que permitiu um trabalho Ecopedagógico na escola EETEPA Prof. Francisco da Silva Nunes, ao longo do ano letivo de 2023. Para tal, foram desenvolvidos os subprojetos: coleta seletiva (palestras, panfletagem e implementação de um LEVE- coletor de material reciclável), compostagem, produção de adubo orgânico, desfile de roupas com materiais reciclados, oficinas, palestras e horto. Sendo assim, as práticas Ecopedagógicas realizadas neste trabalho buscaram alternativas metodológicas, para sensibilizar o corpo escolar para uma mudança nas práticas diárias, frente às dificuldades de novos desafios que exigiram trabalho e criatividade.

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