SOARES, Juliana Malta et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112169>. Acesso em: 25/12/2024 10:19
Neste resumo, é realizada uma análise de um grupo de apoio voltado para o autocuidado de profissionais da educação, através de um relato de experiência. O grupo de apoio, intitulado por “Jornada Fortalecer”, surgiu com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar através de práticas de autocuidado, com a oferta de um espaço de acolhimento e interação aos colaboradores da Estação Conhecimento, uma organização social cuja atuação é baseada nos pilares da Educação, Cultura e Esporte, com foco no conceito de desenvolvimento integral. Os encontros do grupo tiveram por finalidade promover a sensibilização de práticas de autocuidado, oferecendo espaço para os diálogos e dinâmicas que visavam fortalecer o bem-estar emocional e auxiliar no processo de autoconhecimento e autoestima dos participantes. As oficinas ocorreram de forma semanal, com um total de dez encontros por jornada, os quais foram mediados pela psicóloga da instituição. Evidencia-se que a participação no grupo foi de forma voluntária e a regra fundamental foi a confidencialidade e o respeito mútuo entre os membros do grupo. Observou-se que as oficinas contaram com uma adesão e participação consistente ao longo de sua realização, o que evidencia o comprometimento dos participantes com seu próprio bem-estar. Por meio de mudanças de atitudes e estabelecimento de rotinas, os participantes trouxeram relatos e reflexões sobre melhorias em alguns aspectos de suas vidas, que refletiram em mudanças com resultados tanto na qualidade de vida pessoal quanto no exercício laboral. Este relato de experiência destaca a relevância dos programas de autocuidado como uma estratégia que auxilie no suporte emocional e fortalecimento dos profissionais da educação.