Este trabalho pretende refletir sobre a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no processo formativo de professores ao analisar as contribuições do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará em uma das escolas participantes. Através de diferentes perspectivas sob os olhares dos autores, a saber: Bolsistas de Iniciação à Docência, Professora-Supervisora e Gestora da escola-campo, buscamos identificar as percepções da formação em três dimensões, ampliando o caráter de análise e reflexão sobre a formação inicial das bolsistas, assim como as vivências e experiências com a realidade do contexto e da dinâmica escolar. Enfatizando a formação continuada da Professora-Supervisora e o seu papel como formadora de futuros docentes na relação teorias e práticas pedagógicas, através das ações e intervenções propostas pelo PIBID para as turmas envolvidas. Em relação à gestão escolar, observa-se que o programa aproxima a Universidade com a Escola, trazendo contribuições para a comunidade escolar mediante práticas inovadoras com os projetos implementados pelo Programa. Para esses propósitos, utilizamos a metodologia do relato de experiência tendo como fonte os registros dos diários de campo. Para construir os saberes durante o processo de formações docentes inicial e continuada, seguimos a literatura dos autores Tardif (2023), Pimenta (2018) e Freire (2022). Dessa forma, entende-se que o PIBID é um complemento à formação docente visando fortalecer a educação básica e aprimorar o ensino público, no intuito de oferecer uma educação de qualidade à medida em que proporciona oportunidade de ensino-aprendizagem, tanto para os alunos bem como para bolsistas, supervisores e gestores da rede municipal de Fortaleza. Nesse processo formativo, o alinhamento da teoria à prática nos capacitou por meio da experiência didático-pedagógica, onde pudemos vivenciar a prática e não apenas trabalhar a teoria do que é ser Professor.