Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112016
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4473
    "inscrito_id" => 10377
    "titulo" => "O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB4473_07102024154055.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "crislene gois s"
    "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112016
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4473
    "inscrito_id" => 10377
    "titulo" => "O LAZER NA CIDADE DE INHAPI/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB4473_07102024154055.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "crislene gois s"
    "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.