CARVALHO, Shirley Martins De Oliveira et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112008>. Acesso em: 23/11/2024 14:29
No contexto educacional encontramos estudantes que apresentam Necessidades Educacionais Especiais – NEEs matriculados nas escolas, com isso aspossibilidades de aprendizagem, o apoio da tecnologia e a participação do professor mediador apresenta-se como fundamentais formas de acessibilidade a práticas que possibilitarão a aprendizagem e aquisição de novas habilidades a esses estudantes, entre esses estudantes têm aqueles que apresentam deficiência auditiva que diante das suas especificidades precisam de suporte e apoio de tecnologias que façam com que ele participe com autonomia das práticas educacionais as quais são as direcionadas para este estudo. Com isso, este estudo apresenta como propósito analisar os recursos de tecnologias aliados as práticas educacionais aos estudantes. Assim, com esta pesquisa possibilitamos encontrar caminhos para o acesso dos estudantes surdos em contato com recursos de tecnologias aliados a prática do professor, uma vez que é basilar para que os estudantes aprenderem cada vez mais. No percurso metodológico, levantamos os dados por meio de uma revisão bibliográfica, considerando também que uma abordagem qualitativa. Para embasamento dos estudos nos apoiamos em um referencial teórico contando com a colaboração de Rosa (2006), Skliar (2013), dentre outros que trazem contribuição à pesquisa. Os resultados apontam que ainda há uma grande defasagem de uso de recursos de tecnologias assistivas utilizadas pelo aluno surdo, como também o difícil acesso e reconhecimento diante de tantas tecnologias digitais que podemos encontrar aliada a educação. Ao longo de todo desenvolvimento deste artigo, novos questionamentos surgiram, incentivando a buscar ainda mais as diversas formas de atuação da escola, do professor. Portanto, é fundamental que o uso das tecnologias assistivas se tornem cada vez mais acessível em face as práticas de aprendizagem do estudante oferecendo - lhes condições para operar as tecnologias disponíveis, e ajustar o uso a aprendizagem adequando a sua necessidade sua realidade.