Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIGNIFICAR O APRENDIZADO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111558
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3794
    "inscrito_id" => 10398
    "titulo" => "RESIGNIFICAR O APRENDIZADO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho é o resultado de uma experiência, em construção, vivenciada em uma turma de 22 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio do município de Ananindeua, no Estado do Pará. Durante a disciplina Metodologias das Ciências Humanas e suas Tecnologias, ministrada no formato híbrido foi possível resgatar princípios ativos de aprendizagem como uma forma de fomentar um melhor processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos das áreas de sociologia, filosofia, geografia e história. O caminho metodológico adotado foi o de demonstrar e exercitar as metodologias ativas e tecnologias digitais que mais se adequavam aos temas, assim, foi possível atuar com as metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem e Avaliação por Pares e Gamificação. Além disso, utilizar tecnologias digitais que permitissem a interação, avaliação e estudo no formato síncrono e assíncrono. Ao final, a pretensão é que os alunos elaborem um compêndio didático com 18 planos de aula e propostas de ensino baseado em suas vivências e experiências, e que, após duas etapas de validação feitas em evento específico, ele seja publicado em um repositório institucional público. Espera-se que os resultados demonstrem a efetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos pela capacidade de compreensão das metodologias e tecnologias, assim como, de adequação ao conteúdo ministrado dentro de cada área do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10398_TB3794_26102024164033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Victor Daniel d"
    "autor_email" => "victoroliveir@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111558
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3794
    "inscrito_id" => 10398
    "titulo" => "RESIGNIFICAR O APRENDIZADO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho é o resultado de uma experiência, em construção, vivenciada em uma turma de 22 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio do município de Ananindeua, no Estado do Pará. Durante a disciplina Metodologias das Ciências Humanas e suas Tecnologias, ministrada no formato híbrido foi possível resgatar princípios ativos de aprendizagem como uma forma de fomentar um melhor processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos das áreas de sociologia, filosofia, geografia e história. O caminho metodológico adotado foi o de demonstrar e exercitar as metodologias ativas e tecnologias digitais que mais se adequavam aos temas, assim, foi possível atuar com as metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem e Avaliação por Pares e Gamificação. Além disso, utilizar tecnologias digitais que permitissem a interação, avaliação e estudo no formato síncrono e assíncrono. Ao final, a pretensão é que os alunos elaborem um compêndio didático com 18 planos de aula e propostas de ensino baseado em suas vivências e experiências, e que, após duas etapas de validação feitas em evento específico, ele seja publicado em um repositório institucional público. Espera-se que os resultados demonstrem a efetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos pela capacidade de compreensão das metodologias e tecnologias, assim como, de adequação ao conteúdo ministrado dentro de cada área do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10398_TB3794_26102024164033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Victor Daniel d"
    "autor_email" => "victoroliveir@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma experiência, em construção, vivenciada em uma turma de 22 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio do município de Ananindeua, no Estado do Pará. Durante a disciplina Metodologias das Ciências Humanas e suas Tecnologias, ministrada no formato híbrido foi possível resgatar princípios ativos de aprendizagem como uma forma de fomentar um melhor processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos das áreas de sociologia, filosofia, geografia e história. O caminho metodológico adotado foi o de demonstrar e exercitar as metodologias ativas e tecnologias digitais que mais se adequavam aos temas, assim, foi possível atuar com as metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem e Avaliação por Pares e Gamificação. Além disso, utilizar tecnologias digitais que permitissem a interação, avaliação e estudo no formato síncrono e assíncrono. Ao final, a pretensão é que os alunos elaborem um compêndio didático com 18 planos de aula e propostas de ensino baseado em suas vivências e experiências, e que, após duas etapas de validação feitas em evento específico, ele seja publicado em um repositório institucional público. Espera-se que os resultados demonstrem a efetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos pela capacidade de compreensão das metodologias e tecnologias, assim como, de adequação ao conteúdo ministrado dentro de cada área do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.